O churrasco como se conhece no Brasil foi disseminado pelos gaúchos, que herdaram a tradição dos tropeiros, homens que transportavam gado dos pampas até a região Sudeste. E se há uma coisa que brasileiro sabe fazer bem é reunir os amigos e a família e transformar o churrasco em um momento de pura alegria.
Em qualquer estação, a tradição do churrasco, principalmente aos domingos, é muito forte no Brasil, em especial em parte do Sudeste e na região Sul, onde influencia inclusive o mercado imobiliário, já que é difícil quem compre um imóvel, mesmo um apartamento, sem churrasqueira. Carne de boa qualidade, sal grosso, grelha com fogo moderado e alguns cuidados na hora de assar são os itens básicos de um bom churrasco. Para acompanhar, pão de alho e farofa, que parecem ser seus amigos inseparáveis, além de outros pratos que também casam perfeitamente com ele: arroz, saladas, legumes e vegetais grelhados (abobrinha, berinjela, aspargos, etc.). Se a proposta for mais sofisticada, a dica é apostar nos cogumelos recheados com queijos gorgonzola e camembert e no delicioso queijo provolone defumado na grelha.
Embora exista simplicidade no preparo do prato principal, não significa que o evento não mereça atenção especial. Para quem gosta de receber com elegância além de preparar bons acompanhamentos para a carne, é preciso cuidar do ambiente, da mesa e do bem-estar dos convidados, afinal é churrasco e é domingo. Aqui a produtora e decoradora Lia Pasold ambientou um apartamento para um churrasco entre amigos, com muita alegria e jovialidade, dando dicas para manter o ambiente informal, porém rico em detalhes.
Veja nossas dicas para você receber os amigos para aquele churrasco especial de domingo
Escolhendo a carne perfeita
O sabor e a qualidade da carne dependem de sua origem, da raça e do tempo de corte. Para Clarice Chwartzmann, do projeto “A Churrasqueira”, o ideal é optar pela de animais criados em ambientes abertos, não confinados e com métodos que não utilizem hormônios ou antibióticos. “É importante observar a aparência e o cheiro. A carne deve parecer úmida, mas não empapada de sangue”, explica. Já a cor deve ser rosada ou avermelhada e a camada de gordura, que é responsável pelo sabor, maciez e suculência, deve ser clara, firme e levemente cremosa.
As chamadas “carnes nobres” (traseiro do boi) são as preferidas no churrasco do brasileiro: picanha, fraldinha, maminha, contrafilé, alcatra e costela. Para Cesar Vincenzi, do empório paulista Templo da Carne, com a evolução do rebanho hoje já se usam também diversos cortes dianteiros, como miolo da paleta, peixinho e acém. Carnes como pernil e carré de ovelha e costelinha de porco também são bastante apreciadas.
Elas comandam
Há um comportamento social e cultural no Brasil de que em um churrasco as mulheres cuidam dos acompanhamentos enquanto os homens comandam a churrasqueira. Para derrubar esse
preconceito, a publicitária gaúcha Clarice Chwartzmann criou o projeto “A Churrasqueira”, onde dá cursos que ensinam às mulheres as técnicas e os segredos para um apetitoso churrasco.
Deixe um comentário