De origem africana, o café tornou-se a bebida com mais adeptos ao redor do globo. Com o passar dos anos, ganhou variações e se reinventou. Caiu nas graças dos culinaristas e garantiu posição de destaque no preparo de doces e sobremesas devido à versatilidade e características marcantes. Seu sabor e aroma inigualáveis conferem leveza e vivacidade aos doces e muita energia para quem os prova. O Tiramisù foi além de Treviso, na Itália, e levou para o mundo sua fama, transformando-se em um dos doces mais tradicionais feitos com café.
A receita original consiste em camadas de pão de ló – em geral substituídas por biscoitos do tipo inglês ou champanhe – embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com cacau em pó. A Casa Vittorio, de Gramado, no Rio Grande do Sul, ensina a preparar o típico Tiramisù, que faz sucesso por lá entre moradores e turistas que visitam a cidade.
Ingredientes do Tiramisù
- 4 gemas
- 100g de açúcar
- 500g de queijo mascarpone
- 500g de creme de leite fresco
- 400g de biscoito champanhe
- 200ml de café (de preferência expresso)
- Cacau em pó
Modo de preparo do Tiramisù
- Bata na batedeira as gemas, o açúcar, o queijo mascarpone e o creme de leite até formar um creme.
- Banhe as bolachas no café e monte o doce desta forma: uma camada de bolacha, uma de creme e outra de cacau pulverizado. Repita mais uma vez a sequência.
- Leve à geladeira por 2 horas e sirva.
Por: Gabriela Morateli
Produção: Zane Chiodini
Deixe um comentário