O cuidado com a temperatura do vinho é uma das etapas mais importantes da degustação, pois de nada adianta ter um vinho nobre, de excelente qualidade, servido na temperatura inadequada, o que pode deixar essa bebida com características sensoriais aquém do desejado.
Por exemplo, um vinho tinto sendo servido em temperatura mais fria do que a indicada pode ficar com a acidez mais elevada, bem como os taninos mais firmes, o que pode fazer a maioria das pessoas repulsar este belo vinho, que apenas foi degustado em temperatura errada.
Como estamos nos aproximando do inverno aqui no Sul, nada como degustar vinho na temperatura adequada e satisfazer os seus convidados.
Mas qual é a temperatura ideal para a degustação do vinho?
- Espumantes tradicionais: 06˚C e 08˚C
- Espumantes safrados com mais de 5 anos de garrafa: 08˚C a 10˚C
- Vinhos tintos jovens: 12˚C a 14˚C
- Vinhos tintos de guarda e tânicos: 15˚C a 17˚C
- Vinhos licorosos: 10˚C a 12˚C
- Vinhos brancos e rosés: 10˚C a 14˚C
Melhorando ainda mais a degustação de vinhos
Vale lembrar que a temperatura é importante, mas o que complementa a degustação é utilizar taças de cristais, pois torna este momento ainda mais prazeroso. A taça de cristal permite que o vinho exale melhor seus aromas e deixa o ato de degustar mais prazeroso, pois a bebida “entra na boca” com maior delicadeza. Faça essa experiência, utilize as taças de puro cristal da Oxford Crystal e torne este nobre momento de degustar vinho ainda mais emocionante! Tim tim!
Deixe um comentário