A vida anda agitada ultimamente. Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de uma das coisas mais valiosas que temos: os nosso amigos. Por isso, convidamos você para um retiro longe da rotina e perto de quem te faz bem. Junte a turma, capriche na comida e coloque a bebida para gelar. A noite promete!

Imagem: Um ambiente relaxante é essencial para receber os amigos sem formalidades e para manter o clima descontraído por toda a noite regada a vinho e a comidinhas deliciosas. Em madeira, a mesa ganha vida com as louças e os petiscos coloridos, enquanto as almofadas acolhem quem chega. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Um ambiente relaxante é essencial para receber os amigos sem formalidades e para manter o clima descontraído por toda a noite regada a vinho e a comidinhas deliciosas. Em madeira, a mesa ganha vida com as louças e os petiscos coloridos, enquanto as almofadas acolhem quem chega. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

“A amizade é um amor que nunca morre”. Assim como disse Mário Quintana, a palavra amizade já vem desde sua origem etimológica relacionada ao amor. Sentimento sublime de bem querer, confiança e lealdade, a amizade é tão essencial para a vida que muitos costumam dizer que quem tem um amigo tem tudo. Prova disso é pensar nos melhores momentos de nossas vidas. Provavelmente os verdadeiros amigos lá estiveram presentes.

Imagem: As luzes, lanternas e velas ditam o clima da noite com muito romantismo, para que todos possam se aconchegar em um ambiente informal. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

As luzes, lanternas e velas ditam o clima da noite com muito romantismo, para que todos possam se aconchegar em um ambiente informal. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

E há momento mais gostoso do que quando estamos rodeados de pessoas que nos fazem bem? Contudo, no ritmo frenético do dia a dia nas cidades, em meio a trabalho, estudo e compromissos, muitas vezes é difícil cultivar essas importantes amizades. Falta tempo, e às vezes até espaço, para desconectar do trabalho, dos problemas da rotina agitada e cansativa e curtir o que a vida tem de melhor: as pessoas que nos cercam. Por isso, estamos trazendo um convite inspirador e cheio de ideias para criar um refúgio de bons momentos entre amigos, em um lugar tranquilo e convidativo para relaxar e revigorar as energias.

Imagem: A seleção de vinhos da noite, escolhida a dedo, fica esperando para ser consumida em taças de cristal elegantes. As flores e a iluminação cênica deixam o espaço ainda mais especial, como uma boa amizade merece. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A seleção de vinhos da noite, escolhida a dedo, fica esperando para ser consumida em taças de cristal elegantes. As flores e a iluminação cênica deixam o espaço ainda mais especial, como uma boa amizade merece. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Vale praia, pousada, campo, fazenda – o que a turma preferir. O que  não pode faltar é espaço e aconchego para sentar e passar horas e horas de boa conversa e descontração. Para celebrar a amizade, música e um bom vinho não podem faltar. Os produtores de cena Isabella Hoffmann e Júlio Amaral e a chef Susan Martha, blogueira do site Amor pela Comida, encontraram um local especial e criaram um ambiente informal e descontraído, cheio de comidas e bebidas leves e deliciosas para um “brunch” entre amigos. No espaço, fogueira, almofadas, roda de violão, velas e iluminação cênica, criam um ambiente incrível para quem quer curtir momentos especiais com os amigos. Vem com a gente!

Preparando uma noite especial para os amigos

Que pode até se estender para um fim de semana inteirinho. Se for no campo, dá pra fugir da rotina tradicional. Por isso, além de muito bate papo, petiscos e bebidas, os amigos podem fazer muitas coisas juntos. Seja som mecânico, toque de violão ou à capela, música não pode faltar. Ao redor da fogueira, os amigos podem contar suas histórias reais ou imaginárias. Jogos também são uma boa pedida: cartas, dominó, tabuleiro ou até mesmo a organização de uma minigincana. Dependendo do local escolhido, trilhas e até pescaria podem entreter os convidados.

Imagem: Para criar um clima romântico e intimista, velas foram colocadas dentro de vidros reciclados e penduradas nesta janela antiga. Um encanto, não é mesmo? Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Para criar um clima romântico e intimista, velas foram colocadas dentro de vidros reciclados e penduradas nesta janela antiga. Um encanto, não é mesmo? Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Xícaras podem se tornar vasinhos fofos. Aposte no contraste de cores para deixar a mesa ainda mais charmosa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Xícaras podem se tornar vasinhos fofos. Aposte no contraste de cores para deixar a mesa ainda mais charmosa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: A tenda, com muitas almofadas, convida a relaxar. Como uma confraternização entre amigos tem que ter fotos, o ambiente foi preparado para dar um charme aos cliques. Na lateral, uma mesa feita com um baú serve de apoio para o vinho e os petiscos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A tenda, com muitas almofadas, convida a relaxar. Como uma confraternização entre amigos tem que ter fotos, o ambiente foi preparado para dar um charme aos cliques. Na lateral, uma mesa feita com um baú serve de apoio para o vinho e os petiscos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: É tão gostoso ouvir uma boa música ao redor de uma fogueira e se deliciar com petiscos. Para manter a hidratação, basta intercalar cada taça de vinho com um copo d’água. Se quiser, você pode aromatizar a água com frutas vermelhas e hortelã. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

É tão gostoso ouvir uma boa música ao redor de uma fogueira e se deliciar com petiscos. Para manter a hidratação, basta intercalar cada taça de vinho com um copo d’água. Se quiser, você pode aromatizar a água com frutas vermelhas e hortelã. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Em noites frias, nada mais agradável do que se aquecer ao redor de uma fogueira e se aconchegar com mantinhas. Por isso, elas foram dispostas ao lado da fogueira, para que até quem sente mais frio possa curtir a noite ao ar livre. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Em noites frias, nada mais agradável do que se aquecer ao redor de uma fogueira e se aconchegar com mantinhas. Por isso, elas foram dispostas ao lado da fogueira, para que até quem sente mais frio possa curtir a noite ao ar livre. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Preparando o cardápio

As receitas foram selecionadas visando a praticidade no preparo e na hora de servir: praticamente tudo pode ser consumido com as mãos! Aqui, o mais importante é o tempo para jogar conversa fora. É bom investir em receitas clássicas, que agradam a todos, e pensar em itens sem glúten e sem lactose, já que atualmente é comum pessoas com restrições alimentares. Para as bebidas, o vinho tinto é uma ótima pedida para noites frias e deve ser acompanhado de água para hidratar. As águas aromatizadas encantam pelas cores e sabores, servindo também como opção para pessoas que não bebem álcool.

Imagem: Uma alternativa para os petiscos é uma seleção de frios, frutas secas, crackers e pães torrados. O queijo gorgonzola, para os amantes de sabores intensos, e o camembert, para aqueles que preferem sabores mais suaves, não podem faltar. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Uma alternativa para os petiscos é uma seleção de frios, frutas secas, crackers e pães torrados. O queijo gorgonzola, para os amantes de sabores intensos, e o camembert, para aqueles que preferem sabores mais suaves, não podem faltar. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Os bowls e as taças, ganhando uma nova função, facilitam a ideia de servir os petiscos fora da mesa principal. As tortillas de milho podem ser deliciosamente mergulhadas no molho de cheddar picante. Uma combinação ardente e irresistível. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Os bowls e as taças, ganhando uma nova função, facilitam a ideia de servir os petiscos fora da mesa principal. As tortillas de milho podem ser deliciosamente mergulhadas no molho de cheddar picante. Uma combinação ardente e irresistível. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Esta receita é ideal para mudar um pouco a versão tradicional do sanduíche de atum. Em uma travessa, misture todos os ingredientes abaixo e sirva com pães, torradinhas ou tapioca:

  • 1/2 cebola média picada em cubos pequenos
  • raspas e suco de 1 limão siciliano
  • 4 pepinos em conserva picados em cubos pequenos
  • 1 lata de atum em óleo defumado (descartar óleo)
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • salsinha picada a gosto
  • pimenta e cominho em pó a gosto
Imagem: Na mesa, foram escolhidos pratos e louças claras para criar uma harmoniosa brincadeira com peças coloridas. O prato vermelho contrasta com o verde da salsa e dá destaque ao branco do pão, deixando tudo mais apetitoso aos olhos. O sanduíche de atum é uma opção tradicional que agrada aos mais variados gostos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Na mesa, foram escolhidos pratos e louças claras para criar uma harmoniosa brincadeira com peças coloridas. O prato vermelho contrasta com o verde da salsa e dá destaque ao branco do pão, deixando tudo mais apetitoso aos olhos. O sanduíche de atum é uma opção tradicional que agrada aos mais variados gostos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: O hambúrguer caseiro é o queridinho do momento. Como tem muita gente mais interessada na carne do que no pão, esta opção low carb é uma bocada de puro prazer. Folhas verdes com croutons e tomate foram servidas em xícaras para facilitar o consumo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

O hambúrguer caseiro é o queridinho do momento. Como tem muita gente mais interessada na carne do que no pão, esta opção low carb é uma bocada de puro prazer. Folhas verdes com croutons e tomate foram servidas em xícaras para facilitar o consumo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Servida na moringa de cristal Oxford, a água aromatizada com maracujá orgânico e alecrim ganha destaque. O bolo de fubá é uma opção clássica de sobremesa. Feito com raspas de laranja e coberto com glacê, damascos e nozes, esta versão é sem glúten e sem lactose. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Servida na moringa de cristal Oxford, a água aromatizada com maracujá orgânico e alecrim ganha destaque. O bolo de fubá é uma opção clássica de sobremesa. Feito com raspas de laranja e coberto com glacê, damascos e nozes, esta versão é sem glúten e sem lactose. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Para uma opção saudável de sobremesa, foram escolhidas frutas nobres e refrescantes, servidas de forma criativa: dentro de copos de cachaça, em um lindo suporte para dar mais altura e profundidade à mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Para uma opção saudável de sobremesa, foram escolhidas frutas nobres e refrescantes, servidas de forma criativa: dentro de copos de cachaça, em um lindo suporte para dar mais altura e profundidade à mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Francine Mirele da Silva

Produção: Isabella Hoffmann e Julio Amaral

Produção de gastronomia: Susan Martha Breier 

Veja mais