Ah, Portugal! País dos belíssimos azulejos pintados a mão, do simpático Galo de Barcelos, e de delícias culinárias mil, como os doces de ovos e os pratos de bacalhau! Foi exatamente à partir desse maravilhamento, que a consultora de decoração, Claudia Pixu, foi buscar inspiração para esta mesa portuguesa.
Para começar, temos as porcelanas Coup Lisboa, da Oxford, que fazem uma releitura contemporânea das padronagens clássicas da azulejaria em azul e amarelo. Sobre a mesa, uma toalha estampada, da Kasa com K, reforça o estilo, e cria um impacto similar ao das fachadas cobertas de azulejos, em cidades como Lisboa ou Porto.
A mesa posta, vista de cima, lembra os painéis de azulejos das antigas casas portuguesas. Foto: Cacá BratkeA estampa dos pratos de porcelana Coup Lisboa, da Oxford, combina perfeitamente com a padronagem da toalha. Foto: Cacá BratkeNesta composição, o prato raso ganha a companhia do prato fundo que apresenta outra versão da estampa. Além de lindo, ele é versátil, pode ser usado para sopa, entrada ou salada. Foto: Cacá BratkeOs guardanapos de tecido, da Kasa com K, são amarrados com um nó na ponta e ficam sobre pratinhos de barro, para dar um charme a mais. Foto: Cacá BratkeFeitas a mão, as taças de cristal Twist, da Oxford, criam um efeito ótico interessante, por conta do formato “torcido” do material. Foto: Cacá BratkeSímbolo de sorte, o Galo de Barcelos, tem lugar cativo na mesa portuguesa, sobre dois porta-copos de madeira. Foto: Cacá BratkeMais um ícone lusitano marca presenca nesse almoço; o azeite. Duas latinhas de azeite, enfeitadas com guardanapos estampados, recebem hastes de astromérias amarelas. Repare que eles foram colocados sobre bases de alturas diferentes, para criar movimento. Foto: Cacá BratkeA caneca de cerâmica do conjunto de lanche La Carreta, da Oxford, também faz parte do arranjo de flores. Use alguns pires para regular a altura do vasinho improvisado. Foto: Cacá BratkeNa mesa portuguesa, os mini quindins encerram a refeição com louvor. E você nem precisa ter um prato de dois andares para servir os docinhos! Este aqui foi feito empilhando um bowl, um pratinho, um pires e duas xícaras. Foto: Cacá Bratke
Gostou da ideia de montar seu próprio prato de doces de dois andares? A gente fez um tutorial mostrando todos os detalhes. Clique aqui para ver!
Amooooo a Oxford!!!
Amo as porcelanas Oxford!
Amei toda decoração, parabéns para todas (os)
Minha louça, ganhei nós anos 90 e tenho até hoje, falta umas pessas, sonho em completadas.