As superfícies marmorizadas são uma das grandes tendências na arquitetura e na decoração atualmente. Saiba como utilizar essa tendência na sua casa e como cuidar desse material natural e único.

O marmorizado está em alta na arquitetura e decoração. Hoje encontramos no mercado vários materiais que imitam os desenhos dos veios de mármore. Nos últimos anos, os fabricantes de todos os ramos de acabamentos vêm incorporando produtos com superfícies marmorizadas as suas linhas.

Imagem: Bancadas, piso e parede de porcelanato marmorizado em cozinha da Casa Cor Florianópolis 2018. Foto: Arquiteca Projetos.

Bancadas, piso e parede de porcelanato marmorizado em cozinha da Casa Cor Florianópolis 2018. Foto: Arquiteca Projetos.

Porcelanato que imita mármore

As marcas de porcelanato estão aprimorando a produção das peças marmorizadas. O resultado tem sido incrível: superfícies que realmente trazem todo o charme do material natural. Além de utilizar o material em revestimento de pisos, é possível aplicar o porcelanato que imita mármore em paredes e até fazer bancadas completas no material.

Imagem: Muitas superfícies marmorizadas: parede revestida com porcelanato marmorizado acetinado e móvel de porcelanato polido no estande da Portinari na Exporevestir. Foto: Arquiteca Projetos.

Muitas superfícies marmorizadas: parede revestida com porcelanato marmorizado acetinado e móvel de porcelanato polido no estande da Portinari na Exporevestir. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Assim como se fazem bancadas esculpidas de mármores e granito, hoje é possível fazê-las em porcelanato. Para isso, é necessário mão de obra especializada no serviço, mas vale a pena. O resultado final é uma bancada linda e muito resistente.

Imagem: Bancada de porcelanato marmorizado deixou a cozinha clean e sofisticada nesse projeto da Arquiteca Projetos. Foto: Nádya Costa.

Bancada de porcelanato marmorizado deixou a cozinha clean e sofisticada nesse projeto da Arquiteca Projetos. Foto: Nádya Costa.

MDF que imita mármore

A tendência das superfícies marmorizadas é tão forte, que este ano as marcas de acabamentos para móveis de MDF entraram na onda. As empresas estão apostando em revestimentos para madeira que parecem mármore. Isso nos oferece muitas possibilidades: desde criar uma mesa com o tampo imitando mármore até fazer uma cozinha completa desse material.

Imagem: Painel de MDF marmorizado da Linha Magma da Guararapes, lançamento da Exporevestir 2019. Foto: Arquiteca Projetos.

Painel de MDF marmorizado da Linha Magma da Guararapes, lançamento da Exporevestir 2019. Foto: Arquiteca Projetos.

Utensílios de mármore

Além de o desenho do mármore ser replicado em outras superfícies, há também novos usos para a pedra natural. Hoje é possível encontrar saboneteiras, puxadores, castiçais e vasos de mármore no mercado. A Oxford possui uma linha completa de utensílios marmorizados que pode deixar sua cozinha maravilhosa e com um ar muito contemporâneo.

Imagem: Linha de utensílios em mármore da Oxford. As peças já podem ser encontradas em revendedores por todo o país.

Linha de utensílios em mármore da Oxford. As peças já podem ser encontradas em revendedores por todo o país.

Cuidados com o mármore

O mármore é um material mais poroso que o granito, então acaba absorvendo água com mais facilidade e manchando. Isso acontece em todos os mármores, mas é mais visível nos mármores claros, como o Carrara, o Piguês e o Paraná. Separamos abaixo alguns cuidados com utensílios e bancadas de mármores:

  • Os utensílios de mármore, como tábuas e travessas, são feitos apenas para servir. Não podem ser usados como base para corte dos alimentos porque o fio da faca muito afiada pode danificar as peças.
  • A limpeza dos produtos da linha marmorizada da Oxford deve ser feita apenas com detergente neutro, sem produtos químicos abrasivos, e esponja macia.
  • É importante evitar o tempo excessivo em contato com a água para evitar manchas.
  • Se você está considerando fazer uma bancada para a cozinha ou para o banheiro em mármore, saiba que ela precisa ser impermeabilizada corretamente. A melhor impermeabilização é a feita por profissionais, depois que a pedra já estiver instalada. Mas se você quer economizar, é possível fazer você mesmo com os produtos adequados. Eles podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais de construção. Leia sempre as instruções e tenha certeza que o produto escolhido possa estar em contato com alimentos. Fique atento para as indicações do rótulo e garanta ter um mármore lindo por muito mais tempo em casa!

As possibilidades do uso do material são inúmeras que às vezes fica difícil escolher onde e como utilizar o mármore em casa. Se você está em dúvida não deixe de conferir nosso post sobre como combinar superfícies marmorizadas na arquitetura.

Veja mais