As superfícies marmorizadas são tendência na arquitetura e na decoração atualmente. Dependendo da cor, do uso e da combinação, o mármore pode compor tanto ambientes mais clássicos quanto contemporâneos.

Antes de fazer combinações, é importante compreender a origem do material das superfícies marmorizadas que estão em alta na decoração de interiores no momento. O mármore é um material natural, resultado do esfriamento do magma no interior da terra. Só por essa breve explicação já é possível imaginar a complexidade da logística para a extração do material em diversas jazidas espalhadas pelo mundo.

 

O processo natural de formação dos mármore e granitos faz com que tenhamos diferentes tipos de tonalidades. Os veios variam de acordo com o local do mundo onde são extraídos. O mármore Carrara, por exemplo, é um dos mais conhecidos e usados na arquitetura de interiores atualmente, e é extraído na Itália e exportado para todo o mundo.

Imagem: O mármore Carrara é muito usado na arquitetura e na decoração. As placas geralmente são bem marcadas pelos veios cinzas.

O mármore Carrara é muito usado na arquitetura e na decoração. As placas geralmente são bem marcadas pelos veios cinzas.

 

O processo de formação do mármore faz com que ele se torne um material exclusivo e único. Cada placa, ainda que de um mesmo tipo, tem diversas variações de veios e tonalidades. Podemos ter peças mais lisas ou peças mais marcadas. Caso você opte por usar superfícies marmorizadas em casa, uma ótima dica é ir pessoalmente no fornecedor. Desta forma, você poderá escolher o lote de mármore que se adequa mais ao seu gosto e ao seu projeto. Alguns dos mármores mais conhecidos e usados nos projetos de arquitetura são: Carrara, Pigues, Paraná, Travertino, Calacata, Crema Marfil, Marrom Emperador, Onix e Nero.

 

O uso das superfícies marmorizadas na arquitetura e na decoração pode proporcionar infinitas combinações. É possível criar tanto ambientes mais clássicos, quanto contemporâneos e minimalistas. Depois de definir o estilo da decoração é importante escolher o tipo de mármore a partir da cor e da quantidade de veios.

Superfícies marmorizadas no estilo clássico

Para ambientes que buscam uma combinação mais elegante e sofisticada, geralmente são usados mármores com veios mais marcados. Exemplos de mármores muito usados neste estilo de decoração são o Carrara ou o Nero. Estas superfícies marmorizadas geralmente são combinadas com madeiras mais nobres e com metais com acabamento dourado ou cobre.

Imagem: Superfícies marmorizadas para uma decoração clássica, elegante e sofisticada. Leirara revestida com mármore Carrara, detalhes em madeira e luminárias douradas.

Superfícies marmorizadas para uma decoração clássica, elegante e sofisticada. Leirara revestida com mármore Carrara, detalhes em madeira e luminárias douradas.

Superfícies marmorizadas no estilo contemporâneo

Geralmente são usados mármores mais claros e com uma quantidade menor de veios e marcas, combinados com peças de serralheria, madeiras claras e superfícies brancas. É comum combinar mármores como o Pigues e o Branco Paraná, com tons de cinza, tons terrosos, e serralheria escura. Essas composições geralmente trazem referências da arquitetura escandinava e do estilo industrial, e estão em alta na decoração de interiores. Aproveite para conhecer outras tendências para vestir a casa.

Imagem: Cozinha todas branca com linhas retas, e pequenos detalhes marmorizadas e em madeira clara.

Cozinha todas branca com linhas retas, e pequenos detalhes marmorizadas e em madeira clara.

O mármore na decoração e em utensílios

O mármore é um material bem versátil, permite projetos atemporais e cheios de personalidade para diferentes ambientes da casa. Muito além de escadas, pisos, soleiras e bancadas, alguns designers têm explorado o mármore. É possível encontrar peças como mesas, aparadores, objetos decorativos e utensílios para cozinha contemporâneos e surpreendentes. Portanto, caso queira trazer essa tendência para sua casa sem fazer uma reforma, use as superfícies marmorizadas na decoração.

 

A Oxford possui uma linha de utensílios marmorizados que pode deixar sua mesa posta e sua cozinha com um ar contemporâneo. O resultado é perfeito para receber os amigos a família em uma atmosfera de muito bom gosto.

Imagem: Linha de peças em mármore da Oxford, em breve em lojas de todo o Brasil e também na Loja Virtual da marca.

Linha de peças em mármore da Oxford, em breve em lojas de todo o Brasil e também na Loja Virtual da marca.

 

Para quem sonha com uma cozinha ou um banheiro com a bancada de mármore, vale a pena estudar bem os materiais e sua aplicação. O mármore tem algumas restrições de uso, e não é muito indicado para áreas molhadas e com muito tráfego de pessoas. Por isso, empresas de porcelanato e pedras sintéticas têm explorado essa tendência do universo da arquitetura e decoração. Os materiais alternativos fizeram com que as superfícies marmorizadas ocupassem mais espaço na decoração. Além dos pisos, os mármores também invadiram as paredes e bancadas das cozinhas contemporâneas.

Veja mais