Você já deve ter reparado que nas mesas postas para eventos formais sempre se usa sousplat. O que você talvez não saiba, é que ele tem funções específicas e deve ser usado de acordo com algumas regrinhas de etiqueta. A seguir, explicamos tudo em detalhes, para que a decoração da sua mesa fique linda e impecável.

 

Sousplat (se pronuncia “suplá”) é uma palavra francesa que quer dizer “prato de baixo”. E é isso mesmo que ele é: um prato maior, medindo cerca de 33 a 35 cm de circunferência, que fica sob os outros pratos em que será servida a refeição.

O sousplat branco com filete dourado fica muito bem com os pratos brancos Flamingo White da Oxford Porcelanas.

O sousplat branco com filete dourado fica muito bem com os pratos brancos Flamingo White da Oxford Porcelanas.

Para que serve e como usar o sousplat

A função principal da peça é servir como base de apoio para os pratos, dando estabilidade quando eles são trocados. Neste momento, o sousplat também evita que a mesa fique desguarnecida, vazia e sem graça. Suas outras utilidades são: evitar que respingos de alimentos caiam sobre a toalha e ajudar a marcar o lugar dos convidados.

Mas além dessas questões práticas, é inegável que o sousplat embeleza a mesa, cria uma moldura para o jogo de jantar e dá um acabamento muito elegante para toda a composição.

Tradicionalmente, ele é usado apenas em ocasiões especiais em que se serve uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa. Mas como as regras existem para serem quebradas, você pode, sim, usá-lo ao receber num evento mais informal, onde servirá apenas um prato.

Casamento perfeito: sousplat e prato de jantar da coleção Flamingo Tiara da Oxford.

Casamento perfeito: sousplat e prato de jantar da coleção Flamingo Tiara da Oxford.

Dicas para não errar

  • O sousplat deve ser colocado na mesa antes dos convidados se sentarem. Ele deve ficar a 2,5 cm de distância da borda da mesa, para evitar esbarrões e acidentes com a louça. E deve ser retirado depois que a entrada e o prato principal forem servidos, porque raramente se serve a sobremesa sobre ele.
  • Para forrar a mesa, você pode optar por uma toalha, caminho de mesa ou jogo americano. Escolha o tecido e o estilo das peças de acordo com o grau de formalidade do evento. Peças de renda, materiais com brilho ou bordado demonstram sofisticação. Algodão, sarja ou crochê remetem a situações cotidianas.
  • Os guardanapos podem ser colocados sobre o prato de entrada, ou entre o prato de entrada e o de jantar, como na foto abaixo.
  • Não confunda sousplat com jogo americano redondo. O primeiro é um prato grande que será usado embaixo dos pratos de servir. O segundo é uma toalha individual com formato arredondado.
Sousplat com filete prateado e pratos da coleção Soleil Katherine da Oxford Porcelanas.

Sousplat com filete prateado e pratos da coleção Soleil Katherine da Oxford Porcelanas.

 

Agora que você já sabe tudo sobre sousplat, é só começar a organizar seu próximo jantarzinho especial. Com certeza você vai arrasar! Mas se tiver alguma dúvida sobre o posicionamento dos talheres e copos, dê uma olhadinha no post que fizemos sobre como montar uma mesa clássica.

Veja mais