Se a carta de vinhos nos restaurantes assusta os iniciantes no mundo das degustações e harmonizações, imagina em casa sem a ajudinha do sommelier. Entre tantos aromas, sabores e demais classificações de vinhos e ainda uma imensa variedade de taças, o momento de selecionar quais são os indispensáveis para a sua adega pode ser uma decisão difícil. Mas, com algumas dicas da Oxford você vai ter os vinhos e taças ideais para começar a sua tão sonhada primeira adega.

Para começar, é ideal avaliar o quanto você consome de vinho anualmente, já que hoje os vinhos estão prontos para degustação de, no máximo, um ano. Ou investir um pouco mais e adquirir vinhos de guarda, que ficam armazenados por mais tempo, muitas vezes para que a bebida evolua dentro da garrafa. Geralmente, os vinhos de guarda necessitam de um tempo maior para aeração e evolução da bebida. O decanter tem uma nobre função: a de decantar vinhos de guarda e assim trazer uma evolução completa da bebida, onde teremos todo o terroir valorizado.

Decanter Oxford Crystal

Decanter da Oxford Crystal.

Vinhos para a sua primeira adega

Podemos começar com uma adega de dez garrafas bem diversificada, prevendo ocasiões especiais e também as harmonizações da bebida com os pratos que se costuma servir:

  • 1 garrafa de espumante para comemorações ou momentos especiais;
  • 1 garrafa de Vinho Rosé;
  • 2 garrafas de vinho branco, um mais leve como o Sauvignon Blanc e um mais encorpado como o Chardonnay;
  • 2 garrafas de vinho tinto leve como o Pinot Noir;
  • 1 garrafa de vinho de guarda para ocasiões especiais como: Bordeaux, Brunello Di Montalcino ou Cabernet Sauvignon;
  • 2 garrafas de tintos encorpados, tipo Malbec;
  • 1 garrafa de Vinho do Porto.

Taças para a sua primeira adega

Já para sua coleção de taças e acessórios invista em produtos de puro cristal da Oxford Crystal. Essa dica é muito importante, já que o puro cristal vai elevar os aromas e sabores das bebidas. Faça o teste de análise sensorial das bebidas, degustando o mesmo vinho simultaneamente em uma taça de puro cristal e em outra de vidro. Você vai se surpreender com essa valiosa dica!

Linha completa de taças para a sua primeira adega

Linha completa de taças e acessórios para degustação profissional de vinhos finos.

Veja as taças e acessórios que você pode ter para começar:

  • Taça de vinho branco Chardonnay. Esta taça tem o design e tamanho ideal para vinhos brancos, porém, também é uma peça curinga no dia a dia e podemos usar para degustar brancos, tintos ou até água;
  • Taça para vinhos de guarda, taça Bordeaux;
Taça Bordeaux Oxford Crystal

Taça Bordeaux da Oxford Crystal.

Taça de espumante profissional

Taça de espumante profissional da Oxford Crystal.

  • Taça para Pinot Noir. Com o formato bojo balão, é ideal para explorar o olfato durante a degustação;
Taça Bourgogne Pinot Noir

Taça Bourgogne Pinot Noir da Oxford Crystal.

Decanter e Garrafa de Água

Decanter e Garrafa para Água da Oxford Crystal.

Dicas para armazenamento e cuidados com vinhos e taças

Para cuidados com os vinhos e taças de puro cristal não há segredo. Os vinhos devem ficar longe de calor, luminosidade e vibração, pois esses fatores podem interferir na sua qualidade. Já as taças de puro cristal devem ser higienizadas após o uso com esponja macia e enxague abundante, deixar secar naturalmente e ao final polir com flanela macia. Nunca deixe restos de vinho de um dia para o outro, se não for lavar na hora, pelo menos enxague e deixe um pouco de água dentro. Veja mais dicas de limpeza de cristais nesse outro post aqui do portal Puxe uma Cadeira.

Linha Profissional para vinhos finos

Da esquerda para a direita: taça Bourgogne Pinot Noir, taça Chardonnay, taça Brunello Di Montalcino, taça Bordeaux e taça Grand Cru da Oxford Crystal.

Veja mais