Assim como a louça veste, enfeita e traz vida para a uma mesa, os revestimentos vestem e trazem personalidade para os espaços. Fomos à maior feira de revestimentos da América Latina para saber quais serão as tendências de revestimentos para os próximos meses.

Todo ano são lançadas novas coleções de revestimentos, e a Expo Revestir é uma verdadeira vitrine de tendências e lançamentos para quem quer ficar por dentro do que vai aparecer nas diferentes superfícies de uma casa nos próximos meses. Mais do que isso, a maior feira de revestimentos da América Latina é um prato cheio para quem busca combinações inusitadas e experiências a partir do universo do morar. Depois de percorrer mais de 5 km entre os diversos estandes e marcas da feira, é possível dizer que essas são as principais tendências para vestir uma casa, e que elas conversam perfeitamente com o universo das louças e mesas postas.

Terracota

Os tons terrosos, especialmente os materiais e revestimentos com a cor terracota, são uma das tendências que prometem invadir praticamente todos os ambientes da casa. Além de proporcionar combinações simples, mas muito sofisticadas, os tons terrosos lembram muito a cor da argila e, consequentemente, da cerâmica crua.

Imagem: Revestimento Landscape Adobe Rosso da Colormix, lançado na Expo Revestir 2019. Foto: Arquiteca Projetos.

Revestimento Landscape Adobe Rosso da Colormix, lançado na Expo Revestir 2019. Foto: Arquiteca Projetos.

Marmorizados

A textura marmorizada, que antes era exclusiva dos mármores naturais, está ganhando cada vez mais espaço dentro de casa. Primeiro as marcas de revestimentos cerâmicos começaram a replicar esse acabamento na superfície das suas peças para pisos e paredes. Agora, as marcas de acabamentos para móveis de MDF, como a Arauco, estão fazendo o mesmo. Isso nos oferece infinitas possibilidades, inclusive criar um móvel de cozinha que parece ser todo de mármore, mas que na verdade é de madeira. Ou seja, a próxima vez que ver uma bancada com aspecto marmorizado, se pergunte duas vezes se ela é mesmo de mármore.

Imagem: No estande da Deca: uma cozinha minimalista e inteira marmorizada - bancada e revestimento da parede. Foto: Arquiteca Projetos.

No estande da Deca: uma cozinha minimalista e inteira marmorizada – bancada e revestimento da parede. Foto: Arquiteca Projetos.

 

A tendência dos marmorizados se estende inclusive para acessórios, acabamentos, elementos decorativos e peças para a cozinha. Se você também adorou essa tendência e quer levar ela para sua mesa posta, vale a pena conferir a linha marmorizada da Oxford.

Imagem: Linha de peças em mármore da Oxford, em breve em lojas de todo o Brasil e também na Loja Virtual da marca.

Linha de peças em mármore da Oxford, em breve em lojas de todo o Brasil e também na Loja Virtual da marca.

Granilite

O acabamento que antigamente era restrito aos pisos de colégio, igrejas e espaços de circulação, agora ocupa lugar de destaque em bancadas de cozinha, pisos e paredes de todos os ambientes da casa. A releitura do granilite está em alta tanto com acabamento fosco, quanto polido (com mais brilho), e estava presente na maioria dos estandes de revestimentos cerâmicos e porcelanatos da Expo Revestir 2019.

Imagem: Bancada em porcelanato, imitando granilite. Caça ao Tesouro, lançamento da Ceusa Revestimentos. Foto: Arquiteca Projetos.

Bancada em porcelanato, imitando granilite. Caça ao Tesouro, lançamento da Ceusa Revestimentos. Foto: Arquiteca Projetos.

Materiais naturais

Foi possível identificar um resgate dos materiais naturais nos pequenos detalhes e composições como uma das tendências. Apesar dos principais lançamentos estarem ligados à alta tecnologia, notamos que muitas marcas deram destaque para elementos e superfícies que valorizam a beleza natural. Isso, no universo da arquitetura é algo muito significativo: nosso morar cada vez mais conectado com a natureza e com a nossa essência. Em tempos de materiais sintéticos, apostar nos materiais naturais é revolucionário!

Imagem: Composição de luminária ninho com cestos que valorizam as formas e fibras naturais no stand da Editora Globo. Foto: Arquiteca Projetos.

Composição de luminária ninho com cestos que valorizam as formas e fibras naturais no stand da Editora Globo. Foto: Arquiteca Projetos.

Formas orgânicas e bordas arredondadas

Percebemos um grande aumento de bordas arredondadas e formas mais orgânicas, especialmente nas peças de mobiliário e acessórias para a casa. Assumir o imperfeito é algo que tem sido tema de muitos documentários e best sellers, e agora também está sendo traduzido para o universo do morar.

Imagem: Cuba Onda Blu Chiaro, lançamento da Lepri Casa. A cuba, além de ser em cerâmica (que remete ao trabalho manual), também tem formas bem orgânicas, imperfeitas e arredondadas. Foto: Arquiteca Projetos.

Cuba Onda Blu Chiaro, lançamento da Lepri Casa. A cuba, além de ser em cerâmica (que remete ao trabalho manual), também tem formas bem orgânicas, imperfeitas e arredondadas. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Estávamos há muitos anos seguindo padrões de uma arquitetura e de um design de linhas cada vez mais perfeitas e retas. A tendência dos traços orgânicos parece significar uma quebra de padrões. É possível ir além e valorizar a beleza do imperfeito também em uma mesa posta para surpreender os convidados!

Imagem: O modelo Ryo é um lançamento da linha Oxford Porcelanas. As peças possuem formato orgânico, inspiradas na filosofia japonesa que busca a beleza no que é imperfeito e impermanente.

O modelo Ryo é um lançamento da linha Oxford Porcelanas. As peças possuem formato orgânico, inspiradas na filosofia japonesa que busca a beleza no que é imperfeito e impermanente.

Colorido é o novo branco

Parece que junto com o desapego às linhas retas, o universo da arquitetura e do design resolveu desapegar também das cores sóbrias, e isso está virando uma tendência não só no Brasil, mas no mundo. Cores vibrantes, que antes eram reservadas para objetos decorativos, na Expo Revestir 2019 apareceram até em louças e metais sanitários. Não precisa nem dizer que nos acabamentos para pisos, paredes e móveis não foi diferente, né? Estamos indo para um caminho onde os espaços e a atmosfera da casa assumem cada vez mais a personalidade dos moradores, e com isso as cores voltam a aparecer na arquitetura e no design de interiores.

Imagem: Cubas duplamente coloridas e com bordas arredondadas foram lançadas no estande da Roca. Foto: Arquiteca Projetos

Cubas duplamente coloridas e com bordas arredondadas foram lançadas no estande da Roca. Foto: Arquiteca Projetos.

Cor de rosa

Algumas pessoas podem continuar torcendo o nariz para a cor rosa, mas é fato que ela roubou a cena em várias coleções de revestimentos lançadas recentemente, e é uma das tendências para vestir a casa. Especialmente os tons de rosa mais claro e o rosa acinzentado devem aparecer com mais frequência nos diversos ambientes da casa daqui pra frente, e criar combinações inusitadas com elementos terracota, superfícies marmorizadas e amadeiradas.

Imagem: O rosa é uma das tendências que ficou muito evidente na Expo Revestir. Esses são alguns dos lançamentos da Arauco para revestimento de móveis em MDF. Foto: Arquiteca Projetos.

O rosa é uma das tendências que ficou muito evidente na Expo Revestir. Esses são alguns dos lançamentos da Arauco para revestimento de móveis em MDF. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Imagem: Coleção Floreal Milenial, da linha Oxford Daily.

Coleção Floreal Milenial, da linha Oxford Daily.

Plantas dentro de casa

A cereja do bolo, na maioria das produções, estandes e composições, foram as plantas! Existe uma tendência de trazer diversas plantas para dentro de casa – inclusive para a cozinha – com o objetivo de se reconectar com a natureza nos ambientes urbanos, trazer mais aconchego e tornar a casa um organismo mais cheio de vida. A novidade é a mistura de diferentes tipos de plantas e flores, e também a diversidade de formas e materiais dos vasos em uma mesma composição.

Imagem: Bancada em ilha, fabricada em porcelanato marmorizado, com nicho para utensílios de cozinha e porta temperos plantados em vasos. Foto: Arquiteca Projetos.

Bancada em ilha, fabricada em porcelanato marmorizado, com nicho para utensílios de cozinha e porta temperos plantados em vasos. Foto: Arquiteca Projetos.

Veja mais