Confira as dicas da expert Lucila Turqueto para montar uma mesa posta com inspiração portuguesa que vai encantar seus convidados.

 

No dia 16 de fevereiro, durante a feira ABUP Home & Gift 2019, convidamos Lucila Turqueto, do site Casa de Valentina, para ensinar a montar uma mesa espetacular, com todos os detalhes importantes, como manda a etiqueta. E a louça, escolhida pelo público numa batalha no Stories do Instagram da Oxford, foi a Ryo Barcelos. 

Imagem: O simpático Galo de Barcelos, símbolo de Portugal, alegra o aparelho de jantar Ryo Barcelos da Oxford. Repare no formato sinuoso dos pratos, em sintonia com o conceito wabi-sabi. Foto: Carolina Prieto.

O simpático Galo de Barcelos, símbolo de Portugal, alegra o aparelho de jantar Ryo Barcelos da Oxford. Repare no formato sinuoso dos pratos, em sintonia com o conceito wabi-sabi. Foto: Carolina Prieto.

 

A linha Ryo Barcelos, recém-lançada na Home & Gift, tem uma característica muito especial: reúne duas influências distintas de maneira super harmoniosa. A primeira, vem do conceito japonês wabi-sabi que diz que a beleza está ligada ao que é imperfeito, impermanente e incompleto. Já a segunda influência tem a ver com o folclore português e a lenda do Galo de Barcelos.

Imagem: E a primeira dica de Lucila Turqueto é: dê um nó no guardanapo para criar um volume interessante. Assim, não é necessário usar um anel de guardanapo. Foto: Carolina Prieto.

E a primeira dica de Lucila Turqueto é: dê um nó no guardanapo para criar um volume interessante. Assim, não é necessário usar um anel de guardanapo. Foto: Carolina Prieto.

 

Imagem: Para arrematar com delicadeza, o guardanapo de linho da Artenamesa recebe uma haste de flor. Foto: Carolina Prieto.

Para arrematar com delicadeza, o guardanapo de linho da Artenamesa recebe uma haste de flor. Foto: Carolina Prieto.

 

Imagem: Na mesa posta com inspiração portuguesa, a louça é emoldurada pelo jogo americano de linho da Artenamesa. Ele tem bordados sinuosos que conversam com o formato orgânico dos pratos. Os talheres são da St. James. Foto: Carolina Prieto.

Na mesa posta com inspiração portuguesa, a louça é emoldurada pelo jogo americano de linho da Artenamesa. Ele tem bordados sinuosos que conversam com o formato orgânico dos pratos. Os talheres são da St. James. Foto: Carolina Prieto.

 

Imagem: Um mimo extra para os convidados: vidros de geleia, com etiquetas personalizadas, marcam os lugares à mesa. Note que eles foram colocados sobre azulejos antigos nos mesmos tons do jogo americano. Foto: Carolina Prieto.

Um mimo extra para os convidados: vidros de geleia, com etiquetas personalizadas, marcam os lugares à mesa. Note que eles foram colocados sobre azulejos antigos nos mesmos tons do jogo americano. Foto: Carolina Prieto.

 

Imagem: No final da refeição, cada convidado leva para casa seu vidro de geleia. É uma forma carinhosa de prolongar o evento. Foto: Carolina Prieto.

No final da refeição, cada convidado leva para casa seu vidro de geleia. É uma forma carinhosa de prolongar o evento. Foto: Carolina Prieto.

 

Imagem: No final da refeição, cada convidado leva para casa seu vidro de geleia. É uma forma carinhosa de prolongar o evento. Foto: Carolina Prieto.

A leiteira Soleil Victoria, da Oxford Porcelanas, ganha nova função ao receber o arranjo da Sinhá Flor. Foto: Carolina Prieto.

 

Imagem: No centro da mesa, o arranjo floral foi feito em jarras, bowls, açucareiros e canecas. Como as alturas são variadas, o efeito é especial. Quer mais dicas de como inovar nos arranjos de flores para a mesa? O Puxe uma Cadeira tem dicas especiais nesse post aqui. Foto: Carolina Prieto.

No centro da mesa, o arranjo floral foi feito em jarras, bowls, açucareiros e canecas. Como as alturas são variadas, o efeito é especial. Quer mais dicas de como inovar nos arranjos de flores para a mesa? O Puxe uma Cadeira tem dicas especiais nesse post aqui. Foto: Carolina Prieto.

 

Imagem: Para completar a mesa posta com inspiração portuguesa, taças de cristal da linha Alumina Crystal da Oxford, bonitas e resistentes. Foto: Carolina Prieto.

Para completar a mesa posta com inspiração portuguesa, taças de cristal da linha Alumina Crystal da Oxford, bonitas e resistentes. Foto: Carolina Prieto.

 

Realização: Lucila Turqueto @casadevalentina
Fotos: Carolina Prieto @carolinaprietofotografia
Guardanapos e jogos americanos: Artenamesa @artenamesa1
Flores: Sinhá Flor @sinhaflorjardim
Talheres: St James @stjamesoficial

Veja mais