O clima agradável do inverno e a decoração da mesa em preto e branco prometem um almoço elegante e caprichado. A dupla de cores, chique e atemporal, confirma presença nas louças, na roupa de mesa e até mesmo nos charmosos vasos de flor. Vem ver!

Imagem: O xadrez traz um ar de descontração e elegância à mesa em preto e branco. Ele aparece nos caminhos de mesa, vasos e guardanapos Foto: Cacá Bratke.

O xadrez traz um ar de descontração e elegância à mesa em preto e branco. Ele aparece nos caminhos de mesa, vasos e guardanapos Foto: Cacá Bratke.

 

A estação mais fria do ano é uma boa desculpa para servir como aperitivo uma tábua de queijos acompanhada de vinho tinto. Lembre-se que os queijos devem ser servidos à temperatura ambiente, então, tire-os da geladeira e das embalagens originais com pelo menos meia hora de antecedência. Assim, o sabor, o aroma e a textura, ficam perfeitos.

Imagem: Para marcar os queijos, espete garfos de sobremesa com as pontas para cima, e escreva o nome de cada um. Tábuas e garfos, Villa Pano. Taças de vinho de cristal Classic 250, e Decanter Profissional de cristal, ambos Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke.

Para marcar os queijos, espete garfos de sobremesa com as pontas para cima, e escreva o nome de cada um. Tábuas e garfos, Villa Pano. Taças de vinho de cristal Classic 250, e Decanter Profissional de cristal, ambos Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Convidados sempre confundem as taças. Para evitar a bagunça, faça uma brincadeira deixando sobre a mesa etiquetas de papel já amarradas com barbante, e canetas. Assim, cada um identifica sua taça com o nome ou um desenho. Taças de vinho de cristal Classic 250, e Decanter Profissional de cristal, ambos Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke.

Convidados sempre confundem as taças. Para evitar a bagunça, faça uma brincadeira deixando sobre a mesa etiquetas de papel já amarradas com barbante, e canetas. Assim, cada um identifica sua taça com o nome ou um desenho. Taças de vinho de cristal Classic 250, e Decanter Profissional de cristal, ambos Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke.

Na mesa em preto e branco, o xadrez é rei

A estampa escolhida para as toalhas e guardanapos é o xadrez Vichy. Sim, é aquele clássico  quadriculado que costumamos associar à toalha de piquenique. Mas saiba que sua fama se deve, em grande parte, à atriz Brigitte Bardot. Considerada uma das mulheres mais bonitas da França, nos anos 50, Brigitte causou furor ao se casar usando um vestido com estampa xadrez, ao invés do tradicional branco. Mas voltemos à nossa festa!

 

Reparou que o xadrez Vichy dos guardanapos, miudinho, faz uma composição interessante com o da toalha de mesa, em tamanho tradicional? E a mistura de louças lisas e estampadas, não é o máximo? São esses detalhes que fazem toda a diferença.

Imagem: Para compor a mesa usamos talheres numa tonalidade cinza chumbo da Villa Pano. O jogo de jantar é o Flamingo Sense da Oxford Porcelanas. Fotos Cacá Bratke.

Para compor a mesa usamos talheres numa tonalidade cinza chumbo da Villa Pano. O jogo de jantar é o Flamingo Sense da Oxford Porcelanas. Fotos Cacá Bratke.

 

Imagem: Para servir como apoio para os pratos, usamos tábuas com alças de couro. O guardanapo fica displicentemente amarrado na alça do lado esquerdo. O efeito é chique e casual. Foto: Cacá Bratke.

Para servir como apoio para os pratos, usamos tábuas com alças de couro. O guardanapo fica displicentemente amarrado na alça do lado esquerdo. O efeito é chique e casual. Foto: Cacá Bratke.

Lugares marcados

Para marcar o lugar na mesa, sugerimos algo simples e muito original, com peras e folhas verdes!

  • Escreva o nome de cada convidado em folhas pequenas de plantas como Ruscus, Camélia, Fícus, Ivone ou Murta. Faça isso com uma caneta de escrita permanente, encontrada em papelarias.
  • Prenda as folhas à peras com um alfinete de costura.
  • Coloque a pera com o nome em uma xícara e deixe-a sobre o prato.
  • Atente para o tamanho das frutas ao comprá-las, para que caibam dentro da xícara.
Imagem: Na hora da refeição, o convidado coloca a xícara na mesa, ajudando a compor o arranjo de vasos no centro de mesa. Foto: Cacá Bratke.

Na hora da refeição, o convidado coloca a xícara na mesa, ajudando a compor o arranjo de vasos no centro de mesa. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Na mesa em preto e branco, o pãozinho que acompanha a entrada é envolvido em papel manteiga e amarrado com barbante bicolor. Como toque final, um perfumado raminho de tomilho. Foto: Cacá Bratke.

Na mesa em preto e branco, o pãozinho que acompanha a entrada é envolvido em papel manteiga e amarrado com barbante bicolor. Como toque final, um perfumado raminho de tomilho. Foto: Cacá Bratke.

 

Para finalizar, sirva um chocolate quente incrementado com corações de marshmellow coloridos. Para isso, use cortadores de biscoito na forma escolhida.

Imagem: Coraçõezinhos de marshmallow coloridos, para adoçar a vida, e o chocolate quente. Foto: Cacá Bratke.

Coraçõezinhos de marshmallow coloridos, para adoçar a vida, e o chocolate quente. Foto: Cacá Bratke.

 

Realização: Claudia Pixu 
Tábuas, talheres e guardanapos: Villa Pano

Veja mais