Quer montar uma mesa de Natal decorada, linda e descomplicada? Vem com a gente! Com alguns pedaços de fita, ramos verdes e truques espertos, sua casa vai entrar no clima da celebração natalina mais rápido do que o Papai Noel pela chaminé!

 

O fundamento de qualquer mesa bem posta é a louça. Então, vamos começar por ela. Para uma ocasião festiva como o Natal, a ideia é apostar num jogo de jantar clássico e refinado, de porcelana branca com filete de ouro pintado a mão. É chique e atemporal na medida certa!

 

Além do branco e do dourado, vamos usar alguns toques de vermelho para compor a mesa. Repare que essas três cores estão em sintonia com a decoração da árvore de Natal. Confira todos os detalhes abaixo!

Imagem: Na mesa de Natal decorada, louças com delicado filete dourado da linha Flamingo Sofia, da Oxford Porcelanas. As taças de vinho, com hastes delicadas e bojos amplos, são da linha Classic 245, da Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke.

Na mesa de Natal decorada, louças com delicado filete dourado da linha Flamingo Sofia, da Oxford Porcelanas. As taças de vinho, com hastes delicadas e bojos amplos, são da linha Classic 245, da Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Em dia de festa não pode faltar flor na mesa! No lugar de vasos, as flores brancas (astromélias) foram colocadas nas taças de sobremesa Soleil Victoria da Oxford. A altura é perfeita para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Fotos: Cacá Bratke.

Em dia de festa não pode faltar flor na mesa! No lugar de vasos, as flores brancas (astromélias) foram colocadas nas taças de sobremesa Soleil Victoria da Oxford. A altura é perfeita para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Fotos: Cacá Bratke.

 

Imagem: Os copos de porcelana ganham enfeites feitos com barbante bicolor, guizos e folhas de azevinho natural. Eles podem ficar num aparador ou mesinha lateral. Foto: Cacá Bratke.

Os copos de porcelana ganham enfeites feitos com barbante bicolor, guizos e folhas de azevinho natural. Eles podem ficar num aparador ou mesinha lateral. Foto: Cacá Bratke.

 

O azevinho é muito associado ao Natal. Costuma aparecer em arranjos de centro de mesa e guirlandas, em portas e janelas. Não se sabe ao certo como a tradição começou, mas os romanos antigos consideravam a planta um símbolo de paz, saúde e proteção. Por isso, seus ramos eram oferecidos para os entes queridos durante a Saturnália -festival romano que acontecia, anualmente, entre 17 e 23 de dezembro. Um belo gesto simbólico!

Imagem: Deixe os pratos de sobremesa amarrados com a fita até a hora de servir. Assim, eles fazem parte do arranjo. A composição inclui ainda um prato de bolo com panetone em formato de estrela, rolhas de espumante e galhos de pinheiro (tuia). Foto: Cacá Bratke.

Deixe os pratos de sobremesa amarrados com a fita até a hora de servir. Assim, eles fazem parte do arranjo. A composição inclui ainda um prato de bolo com panetone em formato de estrela, rolhas de espumante e galhos de pinheiro (tuia). Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Para marcar cada lugar, uma delicada guirlanda de alecrim com a inicial do convidado na etiqueta. Quer saber como faz? Dá uma olhadinha no site para ver o tutorial. Foto: Cacá Bratke.

Para marcar cada lugar, uma delicada guirlanda de alecrim com a inicial do convidado na etiqueta. Quer saber como faz? Dá uma olhadinha no site para ver o tutorial. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Na mesa de Natal decorada, até os guardanapos de linho da @carolroverem ganham fitas e azevinhos. Foto: Cacá Bratke.

Na mesa de Natal decorada, até os guardanapos de linho da @carolroverem ganham fitas e azevinhos. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Para completar o centro de mesa, use uma travessa refratária como bandeja. Coloque bolas de Natal em vários tons de dourado, brilhantes e foscas. Os copos viram castiçais com velas apoiadas em neve artificial da @emporiodasfloresoficial. Foto: Cacá Bratke.

Para completar o centro de mesa, use uma travessa refratária como bandeja. Coloque bolas de Natal em vários tons de dourado, brilhantes e foscas. Os copos viram castiçais com velas apoiadas em neve artificial da @emporiodasfloresoficial. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Na hora do café, o maço de tuia aparece coberto por biscoitos decorados do @cafe.restaurante.alecrim. A travessa é modelo Soleil, da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

Na hora do café, o maço de tuia aparece coberto por biscoitos decorados do @cafe.restaurante.alecrim. A travessa é modelo Soleil, da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: O toque final fica por conta dos presentes embrulhados com tecido e papel craft. Raminhos verdes, pirulitos e pregadores de madeira arrematam os mimos. Foto: Cacá Bratke.

O toque final fica por conta dos presentes embrulhados com tecido e papel craft. Raminhos verdes, pirulitos e pregadores de madeira arrematam os mimos. Foto: Cacá Bratke.

 

Com tanto capricho, é capaz do Papai Noel resolver ficar para a ceia! Pode ter certeza que vai elogiar e mesa de Natal decorada por você!

 

Realização: Claudia Pixu
Fotos: Cacá Bratke

Veja mais