O marcador de lugar é um acessório que, muitas vezes, é esquecido na hora de montar a mesa. Mas além de ser útil na organização, tem o potencial de adicionar toneladas de charme à decoração. Confira tudo aqui!

 

marcador de lugar costuma ser usado em mesas que irão receber, pelo menos, seis pessoas, segundo as normas de etiqueta. Sua função é organizar onde os convidados vão se sentar, para que se integrem de forma harmoniosa, conversem e se divirtam. Mas além deste aspecto prático, a personalização do lugar na mesa dá uma sensação boa de acolhimento, de cuidado.

E há, ainda, a questão da criatividade na decoração, que a gente adora (e apostamos que você também)! Dá para usar todo tipo de coisa como marcador de lugar: desde cartões dobrados ao meio até legumes e frutas. Veja, abaixo uma seleção de ideias para arrasar na marcação de lugares!

Marcador de lugar com estilo clássico

Imagem: O marcador com estilo clássico, em prata, combina com jantares formais. Aqui, aparelho de jantar Nara Rendado, da Oxford Porcelanas. Jogo americano e guardanapos da Artenamesa. Flores da Mimo em Flor. Realização: Lucila Turqueto. Foto: Elisa Correa.

O marcador com estilo clássico, em prata, combina com jantares formais. Aqui, aparelho de jantar Nara Rendado, da Oxford Porcelanas. Jogo americano e guardanapos da Artenamesa. Flores da Mimo em Flor. Realização: Lucila Turqueto. Foto: Elisa Correa.

 

Imagem: Na xícara da linha Flamingo Sofia, da Oxford, o marcador de lugar é fixado à asa. Para enfeitar, coloque uma orquídea branca.

Na xícara da linha Flamingo Sofia, da Oxford, o nome do convidado é fixado à asa. Para enfeitar, adicione duas ou três orquídeas brancas.

Marcador de lugar inusitado

Imagem: Para surpreender, escreva o nome do convidado numa folha de fícus ou ruscus, usando uma caneta de tinta permanente. Fixe a folhinha a uma pera, com um alfinete de costura. Disponha a fruta numa xícara Flamingo Sense da Oxford. Realização: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Para surpreender, escreva o nome do convidado numa folha de fícus ou ruscus, usando uma caneta de tinta permanente. Fixe a folhinha a uma pera, com um alfinete de costura. Disponha a fruta numa xícara Flamingo Sense da Oxford. Realização: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Marcador retrô com foto

Aqui, a ideia é usar uma foto antiga para sinalizar o lugar da convidada de honra. Neste caso, a matriarca da família, pois a mesa foi pensada para celebrar o Dia das Mães. Mas você pode adaptar o conceito para outras ocasiões: Dia dos Pais, aniversários de familiares, jantares com amigos de infância, etc. Temos certeza que seus convidados vão adorar reviver as lembranças trazidas pelas fotografias!

Imagem: A xícara da linha Coup Lusitana, da Oxford Porcelanas, recebe arranjo de flores e fotografia antiga. O guardanapo, da Fio & Co. é posicionado na alça da xícara. Taças de cristal Venezia Star da Oxford Crystal. Toalha de mesa Villa Pano. Realização: Cláudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

A xícara da linha Coup Lusitana, da Oxford Porcelanas, recebe arranjo de flores e fotografia antiga. O guardanapo, da Fio & Co. é posicionado na alça da xícara. Taças de cristal Venezia Star da Oxford Crystal. Toalha de mesa Villa Pano. Realização: Cláudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Marcador fácil e rápido

Não deu tempo de comprar flores, nem de planejar uma decoração elaborada? Não tem problema! Esta é uma sugestão para aqueles momentos em que é preciso improvisar. Escreva os nomes dos amigos em uma tira de papel e coloque dentro de copinhos de cachaça virados de cabeça para baixo. Se possível, escolha um papel colorido que combine com a tonalidade da louça ou da toalha de mesa.

Imagem: Marcador de lugar rápido e fácil de fazer. O nome do convidado vai dentro de um copinho de cachaça colocado de cabeça para baixo.

Marcador de lugar rápido e fácil de fazer. O nome do convidado vai dentro de um copinho de cachaça ( linha 506 Classic da Oxford Crystal) colocado de cabeça para baixo.

Marcadores de taças

Em festas informais, em que as pessoas vão se servir à americana, é um ótima ideia usar marcadores de taças para evitar a bagunça. Assim, cada um sempre sabe qual é seu copo. Providencie etiquetas de papel já amarradas com barbante, e algumas canetas. Assim, cada convidado identifica sua taça da forma que desejar. Vai ser divertido!

Imagem: Taças de vinho de cristal Classic 250, e Decanter Profissional de cristal, ambos Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke. Realização: Cláudia Pixu.

Taças de vinho de cristal Classic 250, e Decanter Profissional de cristal, ambos Oxford Crystal. Foto: Cacá Bratke. Realização: Cláudia Pixu.

Veja mais