Imagine você podendo levar esperança e oportunidades para pessoas do mundo todo e poder fazer isso com muito estilo e bom gosto? O Made 51, um projeto da United Nation Refugee Agency (UNHCR) é uma daquelas iniciativas que te tocam pela profundidade e relevância, um daqueles projetos que te fazem acreditar nas pessoas e também no seu poder de ajudar. Hoje o mundo enfrenta uma grave crise de refugiados. Pessoas perdem suas casas e suas terras por conflitos que, muitas vezes, nem as representam. O que o Made 51 se propõe é que não percam a esperança e principalmente não percam sua cultura e seus costumes. Tudo isso com uma busca de renda para um novo começo.

Imagem: O projeto Made 51 é um daqueles projetos que te tocam pela profundidade e relevância. Foto: Divulgação/B. Barb, Indego Africa.

O projeto Made 51 é um daqueles projetos que te tocam pela profundidade e relevância. Foto: Divulgação/B. Barb, Indego Africa.

 

É grande a diversidade de zonas que abrigam pessoas dos mais distintos lugares do mundo e como cada um deles tem algo completamente único para produzir. São desenvolvidos os artesãos locais, resgatando seus conhecimentos ancestrais e suas habilidades manuais para produzir peças com alma.

Imagem: O projeto Made 51 tem o objetivo de promover uma fonte de renda para refugiados. Foto: Divulgação/B. Barb, Indego Africa.

O projeto Made 51 tem o objetivo de promover uma fonte de renda para refugiados. Foto: Divulgação/B. Barb, Indego Africa.

O projeto Made 51 em exposição na Alemanha

Neste ano, na Ambiente Fair, na Alemanha, foi montada uma grande exposição de peças do projeto. É incrível a diversidade de estilos, formas e materiais usados. Cada cultura tem uma forma única de produzir seu artesanato.

Imagem: Exposição do projeto Made 51 na Ambiente Fair, em Frankfurt, na Alemanha.

Exposição do projeto Made 51 na Ambiente Fair, em Frankfurt, na Alemanha.

 

Imagem: Exposição do projeto Made 51 na Ambiente Fair, em Frankfurt, na Alemanha.

Exposição do projeto Made 51 na Ambiente Fair, em Frankfurt, na Alemanha.

 

Imagem: Exposição do projeto Made 51 na Ambiente Fair, em Frankfurt, na Alemanha.

Exposição do projeto Made 51 na Ambiente Fair, em Frankfurt, na Alemanha.

 

São refugiados de locais como Tanzânia, Quênia, Afeganistão, Jordânia, entre outros. Os produtos da foto abaixo, por exemplo, são da Rwanda, onde estima-se que há 56.738 refugiados vivendo em condições muito precárias. Hoje, já são mais de 100 artesãos trabalhando no projeto e estima um potencial de pelo menos mais 4.400 artesãos.

Imagem: Produtos feitos por refugiados de Rwanda. Foto: Divulgação.

Produtos feitos por refugiados de Rwanda. Foto: Divulgação.

 

É uma economia do bem, uma oportunidade para pessoas que estavam largadas ao esquecimento e de todo o mercado, que tem acesso à produtos únicos, com história e qualidade inquestionáveis. Com isso, todo mundo ganha, o mundo ganha.

Imagem: Cada local possui sua cultura, seus materiais, suas tradições. E o propósito do Made 51 é justamente valorizar esses saberes únicos de cada povo. Foto: Divulgação.

Cada local possui sua cultura, seus materiais, suas tradições. E o propósito do Made 51 é justamente valorizar esses saberes únicos de cada povo. Foto: Divulgação.

 

O consumo consciente é o futuro, e se esse consumo proporcionar mais amor e esperança é ainda melhor. Além dos produtos, eles compartilham histórias. E você pode conferir algumas delas no próprio do site do projeto.

Imagem: Foto: Divulgação/U. Litscher, WomenCraft.

Foto: Divulgação/U. Litscher, WomenCraft.

Veja mais