Cozinhar exige dedicação, amor e, por que não, uma boa consulta em um livro de receitas? Livros de grandes chefs e cadernos de receitas que contam com verdadeiras preciosidades de família são grandes aliados na hora de preparar uma refeição. Aliás, quando o livro é bom de verdade, ele é lido e relido inúmeras vezes. E o desafio é mantê-lo a salvo de respingos enquanto você cozinha e, ao mesmo tempo, poder acessá-lo para uma consulta. Foi pensando nisso que a artesã Isabela Schreiber criou um suporte especial, utilizando antigas tábuas de carne e alguns pedaços de madeira.

Imagem: Você é daqueles que recorre aos livros e antigos cadernos de receitas? Então vai gostar de criar seu próprio suporte para eles. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Você é daqueles que recorre aos livros e antigos cadernos de receitas? Então vai gostar de criar seu próprio suporte para eles. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Você pode personalizar o suporte utilizando tintas, tecidos e texturas que o deixem com a sua cara. Além de ter o livro de receitas sempre à mão, a peça vai dar um toque especial na decoração da sua cozinha. Ah! O suporte também vale para os cozinheiros mais modernos, que já substituíram o livro de receitas pelo tablet. Basta adaptar o apoio onde ficará o dispositivo, criando uma espécie de barreira com mais um filete de madeira, para que ele não escorregue.

Para fazer esse suporte para livro de receitas você vai precisar de:

  • 1 tábua de corte de madeira
  • 2 pedaços de madeira
  • Parafuso
  • Chave de fenda ou parafusadeira
  • Anilina
  • Álcool
  • Cola instantânea

Passo a passo para fazer esse suporte para livro de receitas:

Imagem: Passo 1: Comece preparando a anilina. Dilua ½ colher de anilina em 3 colheres de álcool. A preparação será utilizada para colorir a tábua de corte e os dois pedaços de madeira. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: Comece preparando a anilina. Dilua ½ colher de anilina em 3 colheres de álcool. A preparação será utilizada para colorir a tábua de corte e os dois pedaços de madeira. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Com a ajuda de um pedaço de pano, passe a anilina diluída na tábua de corte e nos pedaços de madeira já cortados na largura da tábua. Se quiser uma cor mais intensa, aumente a quantidade de anilina a ser diluída no álcool. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Com a ajuda de um pedaço de pano, passe a anilina diluída na tábua de corte e nos pedaços de madeira já cortados na largura da tábua. Se quiser uma cor mais intensa, aumente a quantidade de anilina a ser diluída no álcool. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Com a cola instantânea, cole um dos pedaços de madeira na base inferior da tábua. Ele vai servir para segurar e apoiar o livro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Com a cola instantânea, cole um dos pedaços de madeira na base inferior da tábua. Ele vai servir para segurar e apoiar o livro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: O outro pedaço de madeira vai servir para deixar a tábua em pé. Para isso, utilize uma parafusadeira ou uma chave de fenda para perfurar a ponta desse pedaço de madeira. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: O outro pedaço de madeira vai servir para deixar a tábua em pé. Para isso, utilize uma parafusadeira ou uma chave de fenda para perfurar a ponta desse pedaço de madeira. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 5: Ainda com a parafusadeira, faça a fixação da madeira na parte de trás do suporte. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Ainda com a parafusadeira, faça a fixação da madeira na parte de trás do suporte. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 6: O toque final pode ser dado com o uso de fitas e outros adereços para enfeitar e marcar as páginas do livro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 6: O toque final pode ser dado com o uso de fitas e outros adereços para enfeitar e marcar as páginas do livro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Agora que o livro de receitas está seguro, mantenha o suporte sempre por perto, ele também é um item lindo de decoração na cozinha. Aproveite grampos de roupas para segurar as páginas em uso. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Agora que o livro de receitas está seguro, mantenha o suporte sempre por perto, ele também é um item lindo de decoração na cozinha. Aproveite grampos de roupas para segurar as páginas em uso. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Elida Hack Ruivo

Produção: Isabela Schreiber

Veja mais