DIY: sousplat encapado

13 junho 2018 Fazer do meu jeito

Quer transformar suas refeições com uma mesa charmosa? Aposte no sousplat. Um acessório que antes era usado em recepções formais, hoje ganha destaque por sua versatilidade nas mais diversas ocasiões. Tanto no almoço, quanto no jantar, além de decorativo, é também útil, já que evita respingos e farelos na toalha ou na própria mesa.

Imagem: A capa de sousplat é um acessório que pode ser usado nas mais diversas ocasiões e que você mesmo pode fazer. Preparamos um passo a passo incrível desta peça que deixa suas refeições ainda mais cheias de personalidade. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A capa de sousplat é um acessório que pode ser usado nas mais diversas ocasiões e que você mesmo pode fazer. Preparamos um passo a passo incrível desta peça que deixa suas refeições ainda mais cheias de personalidade. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Para ter uma peça versátil, basta adequar o material e estampa em que será confeccionado. A artesã Jaisa Wiest Medeiros, do Ateliê da Mesa, explica que as capas em tecido são fáceis e práticas de fazer. “São elementos decorativos por si só e dão um toque especial à mesa. A capa ainda pode ser trocada a cada refeição, tendo sempre uma novidade para decorar”, afirma ela.

Imagem: Mesa com inspiração tropical. Destaque para o mix and match de taças de cristal. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Mesa com inspiração tropical. Destaque para o mix and match de taças de cristal. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Mas e como saber o que é adequado para cada ocasião? Ela explica: “tecidos mais finos, como o linho, por exemplo, devem ser utilizados para uma ocasião mais formal. Já a juta, o tricoline e a sarja são mais informais”. Ah! E para não deslizar nas regras de etiqueta, a dica é ficar atento. Os sousplats devem estar sempre posicionados à mesa antes mesmo do convidado sentar-se e devem ser retirados logo após a refeição, antes da sobremesa. A artesã Jaisa e sua sócia, Fernanda Wiest Medeiros, ensinam a fazer uma capa de tecido para as bases de sousplat. Basta um pouquinho de habilidade e temos essa belezura em nossas mesas! Vamos lá?

Para fazer esse sousplat encapado você vai precisar de:

  • Papel para fazer o molde
  • Tecido de sua preferência
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Elástico (55 cm de comprimento)
  • Grampo de cabelo ou alfinete de segurança

Passo a passo para fazer esse sousplat encapado:

Imagem: Passo 1: No papel, faça um molde de 50 cm de diâmetro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: No papel, faça um molde de 50 cm de diâmetro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Marque o molde sobre o lado avesso do tecido e corte em seguida. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Marque o molde sobre o lado avesso do tecido e corte em seguida. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Dobre uma borda de 3 cm e costure na máquina. Lembre-se: a costura deve ser feita na beira da borda interna, para que sobre espaço para o elástico. Não costure até o final, deixe uma abertura de 2 cm. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Dobre uma borda de 3 cm e costure na máquina. Lembre-se: a costura deve ser feita na beira da borda interna, para que sobre espaço para o elástico. Não costure até o final, deixe uma abertura de 2 cm. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: Passe o elástico utilizando um grampo ou alfinete de segurança. Segure uma das pontas e vá passando-o. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Passe o elástico utilizando um grampo ou alfinete de segurança. Segure uma das pontas e vá passando-o. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 5: Dê um nó em cada ponta e sua capa está pronta! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Dê um nó em cada ponta e sua capa está pronta! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 6: Vista a base de sousplat e boas refeições! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 6: Vista a base de sousplat e boas refeições! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Louça azul, talheres de bambu e porta-guardanapos de capim dourado. Cores verde, azul e amarelo. Coco, bananas e arara: tudo isso forma uma composição tropical, inspirada no nosso Brasil. Colhidas do jardim e trazidas da fruteira, flores e frutas complementam a decoração. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Louça azul, talheres de bambu e porta-guardanapos de capim dourado. Cores verde, azul e amarelo. Coco, bananas e arara: tudo isso forma uma composição tropical, inspirada no nosso Brasil. Colhidas do jardim e trazidas da fruteira, flores e frutas complementam a decoração. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Os cristais quebram levemente a informalidade da mesa, dando um toque de elegância e sofisticação ao irreverente clima tropical. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Os cristais quebram levemente a informalidade da mesa, dando um toque de elegância e sofisticação ao irreverente clima tropical. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Thábata Mattar Ferraz

Produção: Jaisa Wiest Medeiros e Fernanda Wiest Medeiros

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *