Quer transformar suas refeições com uma mesa charmosa? Aposte no sousplat. Um acessório que antes era usado em recepções formais, hoje ganha destaque por sua versatilidade nas mais diversas ocasiões. Tanto no almoço, quanto no jantar, além de decorativo, é também útil, já que evita respingos e farelos na toalha ou na própria mesa.
Para ter uma peça versátil, basta adequar o material e estampa em que será confeccionado. A artesã Jaisa Wiest Medeiros, do Ateliê da Mesa, explica que as capas em tecido são fáceis e práticas de fazer. “São elementos decorativos por si só e dão um toque especial à mesa. A capa ainda pode ser trocada a cada refeição, tendo sempre uma novidade para decorar”, afirma ela.
Mas e como saber o que é adequado para cada ocasião? Ela explica: “tecidos mais finos, como o linho, por exemplo, devem ser utilizados para uma ocasião mais formal. Já a juta, o tricoline e a sarja são mais informais”. Ah! E para não deslizar nas regras de etiqueta, a dica é ficar atento. Os sousplats devem estar sempre posicionados à mesa antes mesmo do convidado sentar-se e devem ser retirados logo após a refeição, antes da sobremesa. A artesã Jaisa e sua sócia, Fernanda Wiest Medeiros, ensinam a fazer uma capa de tecido para as bases de sousplat. Basta um pouquinho de habilidade e temos essa belezura em nossas mesas! Vamos lá?
Para fazer esse sousplat encapado você vai precisar de:
- Papel para fazer o molde
- Tecido de sua preferência
- Tesoura
- Máquina de costura
- Elástico (55 cm de comprimento)
- Grampo de cabelo ou alfinete de segurança
Passo a passo para fazer esse sousplat encapado:
Por: Thábata Mattar Ferraz
Produção: Jaisa Wiest Medeiros e Fernanda Wiest Medeiros
Deixe um comentário