Você já pensou que aquela sopeira, ou aquele bule antigo que estão esquecidos no seu armário, podem virar um lindo porta-joias? E aquela moldura abandonada que já não combina com a decoração? Com um pouco de criatividade e inspiração, é possível reaproveitar elementos que você tem em casa de uma forma inusitada.

Imagem: Confira uma maneira incrível de transformar peças aposentadas em um maravilhoso porta-joias. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Confira uma maneira incrível de transformar peças aposentadas em um maravilhoso porta-joias. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Portas e janelas, por exemplo, podem se transformar em lindas cabeceiras ou jardins verticais. Além do aspecto sustentável, dar vida às coisas que antes estavam guardadas pode virar um divertido passatempo. Outro ponto positivo é a vantagem financeira, pois o aproveitamento de elementos guardados em casa é bem mais barato do que a aquisição de novas peças. Esse modo low cost de aproveitar móveis e objetos antigos na casa tem fascinado muita gente. No caso das louças, muitas vezes elas são guardadas quando o jogo já não está mais completo, ou porque perderam o par. O destino delas é o fundo do armário, mas não precisa ser assim. A artesã Isabela Schreiber ensina a fazer um belo porta-joias e mostra que lugar de louça não é apenas na cozinha.

Para fazer o porta-joias com louça você vai precisar de:

Passo a passo para fazer o porta-joias com louça:

Imagem: Passo 1: Para evitar sujeira, isole o espaço a ser trabalhado com jornal ou algum papelão. Prepare uma mistura de cimento e água que será usada para fixar o galho. Use 1/2 copo de mistura de cimento já pronta e acrescente água até que fique homogêneo, como uma espécie de creme. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: Para evitar sujeira, isole o espaço a ser trabalhado com jornal ou algum papelão. Prepare uma mistura de cimento e água que será usada para fixar o galho. Use 1/2 copo de mistura de cimento já pronta e acrescente água até que fique homogêneo, como uma espécie de creme. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Coloque a mistura dentro da leiteira. Posicione o galho e deixe o cimento secar pelas próximas 24 horas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Coloque a mistura dentro da leiteira. Posicione o galho e deixe o cimento secar pelas próximas 24 horas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Cimento seco, é hora de pintar o galho! Proteja a leiteira e o espaço a ser trabalhado com jornal para evitar que a tinta suje a peça e o local. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Cimento seco, é hora de pintar o galho! Proteja a leiteira e o espaço a ser trabalhado com jornal para evitar que a tinta suje a peça e o local. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: Use tinta spray para pintar o galho. O tempo de secagem ao toque é de 10 minutos, mas a secagem total ocorre em 24 horas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Use tinta spray para pintar o galho. O tempo de secagem ao toque é de 10 minutos, mas a secagem total ocorre em 24 horas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 5: Passadas as 24 horas, agora é só usar a imaginação para decorar seu porta-joias. Vale pendurar colares, anéis e pulseiras. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Passadas as 24 horas, agora é só usar a imaginação para decorar seu porta-joias. Vale pendurar colares, anéis e pulseiras. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: O novo porta-joias pode ficar, por exemplo, em cima de um aparador, pois além de decorar o ambiente, facilita o alcance das peças. Até mesmo o cabo da leiteira pode servir para pendurar alguma joia. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

O novo porta-joias pode ficar, por exemplo, em cima de um aparador, pois além de decorar o ambiente, facilita o alcance das peças. Até mesmo o cabo da leiteira pode servir para pendurar alguma joia. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: O pires e a xícara são uma opção às demais peças. Nesse caso, apenas guarde as joias dentro da xícara e coloque de forma despojada em cima do pires. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

O pires e a xícara são uma opção às demais peças. Nesse caso, apenas guarde as joias dentro da xícara e coloque de forma despojada em cima do pires. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Elida Hack Ruivo

Produção: Isabela Schreiber

Veja mais