A iluminação ocupa papel decisivo na decoração dos ambientes, ela é determinante para estabelecer o tipo de sensação que se quer provocar, como aconchego, diversão ou relaxamento. Além das tradicionais luminárias encontradas no mercado, é possível criar peças a partir de outros objetos, conferindo originalidade e personalizando residências e espaços comerciais. A decoradora Taynara Silveira afirma que é possível conceber um projeto luminotécnico interessante através do efeito visual causado por luminárias. Para ela, cada luminária é pensada e criada com um propósito. “Por isso, além da estética, é importante levar em consideração o tipo de iluminação que ela proporciona e se satisfaz a necessidade das atividades que serão desenvolvidas no  ambiente”, esclarece.

Imagem: Uma caneca de cerâmica que na verdade é uma luminária de mesa? Na onda da personalização e do faça você mesmo, objetos ganham novos usos e se transformam no centro das atenções pelo inusitado. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Uma caneca de cerâmica que na verdade é uma luminária de mesa? Na onda da personalização e do faça você mesmo, objetos ganham novos usos e se transformam no centro das atenções pelo inusitado. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Em uma cozinha, por exemplo, a decoradora sugere o uso de luminárias com luz direta e que tenham alto poder de iluminação. “O material tem que ser, acima de tudo, fácil de limpar”, completa. Iluminar o ambiente com luminárias e pendentes criados por você mesmo utilizando objetos diferenciados, é um toque de ousadia. Foi com luminárias em forma de pendente feitas com canecas de cerâmica que a arquiteta Mábili Eliameri Ronqui, da CAS Arquitetura, decorou o Cantinho do Sabor, panificadora e confeitaria da qual é proprietária em Curitiba. Aqui você confere o passo a passo da luminária de mesa criada pela Mábili, juntamente com seu pai Dirceu Ronqui.

Imagem: Depois de aprender a fazer uma luminária de mesa com canecas de cerâmica, que tal criar um pendente feito com várias delas? A decoradora Taynara Silveira afirma que eles são ótimos para iluminar bancadas de cozinhas que também podem ser instalados em outros ambientes. Para um estilo rústico, opte por uma base de madeira. E aí, vai encarar? Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Depois de aprender a fazer uma luminária de mesa com canecas de cerâmica, que tal criar um pendente feito com várias delas? A decoradora Taynara Silveira afirma que eles são ótimos para iluminar bancadas de cozinhas que também podem ser instalados em outros ambientes. Para um estilo rústico, opte por uma base de madeira. E aí, vai encarar? Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Para fazer a luminária de caneca você vai precisar de:

  • 1 caneca
  • 1 base de madeira cortada em formato quadrado de aproximadamente 10cm x 10cm
  • 1 soquete (bocal) E27 de porcelana
  • Lâmpada bolinha para bocal E27
  • Cabo PP (da cor de sua preferência
  • Interruptor de abajur
  • Plugue de tomada
  • Cola epóxi
  • Broca de videa (para perfurar porcelana) compatível com espessura do fio
  • Broca de madeira compatível com espessura do fio
  • Furadeira
  • Alicate
  • Chaves para apertar os parafusos das conexões, como bocal, interruptor e plugue de tomada

Passo a passo para fazer a luminária de caneca:

Passo 1: Com uma furadeira, perfure o fundo da caneca. O furo deve ter espessura compatível com o fio que será usado. Para isso, utilize uma broca de Videa tamanho 7mm. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: Com uma furadeira, perfure o fundo da caneca. O furo deve ter espessura compatível com o fio que será usado. Para isso, utilize uma broca de Videa tamanho 7mm. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Perfure o centro da base de madeira, onde será encaixada a caneca, com uma broca de madeira compatível com a espessura do fio. Na parte de baixo dessa base, faça uma espécie de canaleta, do centro até uma das extremidades. É onde o fio será encaixado, garantindo assim a estabilidade da peça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Perfure o centro da base de madeira, onde será encaixada a caneca, com uma broca de madeira compatível com a espessura do fio. Na parte de baixo dessa base, faça uma espécie de canaleta, do centro até uma das extremidades. É onde o fio será encaixado, garantindo assim a estabilidade da peça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Descasque o fio elétrico e faça a conexão com o bocal. Ele será fixado no fundo da caneca com cola epóxi para dar mais firmeza para a lâmpada. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Descasque o fio elétrico e faça a conexão com o bocal. Ele será fixado no fundo da caneca com cola epóxi para dar mais firmeza para a lâmpada. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: Passe o fio pela caneca, posicionando o bocal dentro dela. Em seguida, transpasse a base de madeira. Ajuste o fio na canaleta. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Passe o fio pela caneca, posicionando o bocal dentro dela. Em seguida, transpasse a base de madeira. Ajuste o fio na canaleta. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 5: Descasque o fio na metade do comprimento e instale um interruptor de abajur. Utilize a última extremidade para fazer a conexão elétrica com o plugue de tomada. Observe o tipo de plugue a ser usado. O de duas pontas é o mais comum e pode ser utilizado em tomadas com três pontas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Descasque o fio na metade do comprimento e instale um interruptor de abajur. Utilize a última extremidade para fazer a conexão elétrica com o plugue de tomada. Observe o tipo de plugue a ser usado. O de duas pontas é o mais comum e pode ser utilizado em tomadas com três pontas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 6: Fixe a caneca na base de madeira com cola epóxi. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 6: Fixe a caneca na base de madeira com cola epóxi. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 7: Escolha a lâmpada de sua preferência, observando o seu encaixe na caneca e no bocal. Tenha cuidado com a voltagem do local onde você instalará a luminária para evitar curto-circuito. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 7: Escolha a lâmpada de sua preferência, observando o seu encaixe na caneca e no bocal. Tenha cuidado com a voltagem do local onde você instalará a luminária para evitar curto-circuito. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Elida Hack Ruivo

Produção: Mábili Ronqui

Veja mais