O movimento Do It Yourself (Faça você mesmo) surgiu nos anos 1950 estimulado pelo aumento do preço da mão de obra. Hoje, ele ganha cada vez mais força não apenas pelo alto custo dos  serviços, mas porque muitos perceberam que é uma forma de dar um toque de personalidade, criando peças exclusivas para suas casas. Nos Estados Unidos, já existe um grande mercado formado, com lojas oferecendo matéria-prima para o que você imaginar. No Brasil, o conceito está crescendo. O Portal Puxe uma Cadeira traz aqui uma ideia de porta-talheres publicada originalmente no Madame Criativa, portal brasileiro especializado em Faça Você Mesmo. A tarefa de reproduzi-la ficou com os talentosos artesões Iara Schiochet e Roberto Paulo Jagelski.

Imagem: Faça você mesmo esse porta-talheres. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Faça você mesmo esse porta-talheres. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Para fazer o porta-talheres você vai precisar de:

  • 6 latas sem tampa (preferência às mais altas, de tomate pelado)
  • Tinta esmalte sintético
  • Primer para metal
  • 1 prego grosso
  • 1 prego tamanho padrão
  • 6 parafusos pequenos tipo Philips
  • 2 parafusos médios tipo Philips
  • 2 arruelas
  • 1 tira de couro (27cm x 1,6cm) para a alça
  • 6 pedaços de couro (7cm x 1,5cm) para as etiquetas
  • 1 pedaço de madeira (22cm x 15cm x 1,6cm)
  • 1 pedaço de madeira (veja uso no passo 3)
  • Cola quente ou Super Bonder
  • Solvente
  • Feltro
  • Lapiseira ou caneta
  • Pincel
  • Martelo
  • Chave de fenda
  • Alicate (ou lima)

Passo a passo para fazer o porta-talheres:

Imagem: Passo 1: Com o auxílio de um alicate, dobre as rebarbas que tenham ficado no interior das latas. Se preferir, lixe com uma lima. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: Com o auxílio de um alicate, dobre as rebarbas que tenham ficado no interior das latas. Se preferir, lixe com uma lima. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Retire as sobras de cola do rótulo com solvente. Para melhor fixação da tinta, passe o primer para metal na parte de fora das latas. Em seguida, pinte as latas por dentro e por fora com tinta esmalte sintético na cor de sua preferência e deixe secar bem. Repita o processo com a madeira, mas sem usar o primer. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Retire as sobras de cola do rótulo com solvente. Para melhor fixação da tinta, passe o primer para metal na parte de fora das latas. Em seguida, pinte as latas por dentro e por fora com tinta esmalte sintético na cor de sua preferência e deixe secar bem. Repita o processo com a madeira, mas sem usar o primer. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Com um prego grosso e um martelo, faça um furo na lata para, em seguida, colocar o parafuso. Utilize o canto da mesa para facilitar e, com a ajuda de uma madeira, apoie a lata em cima. Pode martelar com força que a lata não vai entortar. Para não machucar a pintura, coloque um pedaço de feltro entre a madeira e a lata. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Com um prego grosso e um martelo, faça um furo na lata para, em seguida, colocar o parafuso. Utilize o canto da mesa para facilitar e, com a ajuda de uma madeira, apoie a lata em cima. Pode martelar com força que a lata não vai entortar. Para não machucar a pintura, coloque um pedaço de feltro entre a madeira e a lata. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: Posicione as latas furadas no local que serão parafusadas. Marque o local do furo na madeira com uma lapiseira ou caneta. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Posicione as latas furadas no local que serão parafusadas. Marque o local do furo na madeira com uma lapiseira ou caneta. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 5: Faça os 6 furos na madeira usando martelo e prego. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Faça os 6 furos na madeira usando martelo e prego. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 6: Parafuse as latas na madeira. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 6: Parafuse as latas na madeira. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 7: Faça a marcação dos locais onde a alça de couro será pregada na madeira (da mesma forma que no passo 4). Faça os furos com o auxílio de prego e martelo e parafuse a alça. Para melhor sustentação, coloque uma arruela larga entre o couro e o parafuso. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 7: Faça a marcação dos locais onde a alça de couro será pregada na madeira (da mesma forma que no passo 4). Faça os furos com o auxílio de prego e martelo e parafuse a alça. Para melhor sustentação, coloque uma arruela larga entre o couro e o parafuso. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 8: Cole os pedaços de couro nas latas e nomeie cada um de acordo com seu uso. Exemplo: colher, faca, garfo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 8: Cole os pedaços de couro nas latas e nomeie cada um de acordo com seu uso. Exemplo: colher, faca, garfo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: A ideia pode virar ainda um organizador de mesa ou de ferramentas. Se você tem crianças em casa, que tal transformá-lo em um porta-lápis? Abuse das cores para deixar a peça divertida. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A ideia pode virar ainda um organizador de mesa ou de ferramentas. Se você tem crianças em casa, que tal transformá-lo em um porta-lápis? Abuse das cores para deixar a peça divertida. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Elida Hack Ruivo

Veja mais