Degustação de vinhos: a temperatura ideal

16 maio 2017 Comer e Beber

O cuidado com a temperatura do vinho é uma das etapas mais importantes da degustação, pois de nada adianta ter um vinho nobre, de excelente qualidade, servido na temperatura inadequada, o que pode deixar essa bebida com características sensoriais aquém do desejado.

Linha Carnevale da Oxford Crystal. Foto: Henrique Peron.

Linha Carnevale da Oxford Crystal. Foto: Henrique Peron.

Por exemplo, um vinho tinto sendo servido em temperatura mais fria do que a indicada pode ficar com a acidez mais elevada, bem como os taninos mais firmes, o que pode fazer a maioria das pessoas repulsar este belo vinho, que apenas foi degustado em temperatura errada.

Taça Grand Cru da Oxford Crystal.

Taça Grand Cru da Oxford Crystal.

Como estamos nos aproximando do inverno aqui no Sul, nada como degustar vinho na temperatura adequada e satisfazer os seus convidados.

Mas qual é a temperatura ideal para a degustação do vinho?

  • Espumantes tradicionais: 06˚C e 08˚C
  • Espumantes safrados com mais de 5 anos de garrafa: 08˚C a 10˚C
  • Vinhos tintos jovens: 12˚C a 14˚C
  • Vinhos tintos de guarda e tânicos: 15˚C a 17˚C
  • Vinhos licorosos: 10˚C a 12˚C
  • Vinhos brancos e rosés: 10˚C a 14˚C
Degustação de espumante. Foto: Henrique Peron.

Taça de espumante da Linha Profissional da Oxford Crystal. Foto: Henrique Peron.

Melhorando ainda mais a degustação de vinhos

Vale lembrar que a temperatura é importante, mas o que complementa a degustação é utilizar taças de cristais, pois torna este momento ainda mais prazeroso. A taça de cristal permite que o vinho exale melhor seus aromas e deixa o ato de degustar mais prazeroso, pois a bebida “entra na boca” com maior delicadeza. Faça essa experiência, utilize as taças de puro cristal da Oxford Crystal e torne este nobre momento de degustar vinho ainda mais emocionante! Tim tim!

Compartilhe

Lucas
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Sommelier e professor de Gastronomia formado pela Univille-SC. Especialista em Finanças pela FCJ-SC e em Aperfeiçoamento em Serviços e Gestão pelo Senac Campos do Jordão-SP. Mestrando em Ciência Animal pela Unoeste-SP. Falar, vivenciar, partilhar gastronomia é com ele! Acredita que as viagens a trabalho ou familiares são necessárias para se recriar sempre. Tem certeza de que a gastronomia pode unir culturas, costumes, saberes e pessoas para um bom bate papo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *