Ter por perto amigos e pessoas queridas certamente é uma das melhores coisas da vida. É incrível quando você chega na casa de alguém e percebe que tudo ali foi planejado com muito cuidado e carinho só para te receber, não é mesmo? Mas, e quando for a sua vez? Sempre surge aquela dúvida em relação ao que seria ideal para receber de forma elegante, mas sem perder o estilo. Uma coisa é certa: são os detalhes que fazem a diferença.

Imagem: Detalhes e muita inspiração para te ajudar a organizar uma recepção recheada de elegância e estilo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Detalhes e muita inspiração para te ajudar a organizar uma recepção recheada de elegância e estilo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Em primeiro lugar, não desista! Organização, planejamento e decoração podem assustar no início, mas basta dar o primeiro passo para ver a delícia que é preparar o lar para receber quem você mais ama. Lembre-se que você vai desfrutar de momentos preciosos e fazer os seus convidados se sentirem ainda mais especiais. Aqui nós vamos além de somente regras de etiqueta. “Receber em casa já é maravilhoso por si só. Mas definir um estilo é essencial e isso parte da ocasião, seguida da escolha do cardápio”, explica a decoradora de eventos Lia Pasold. Depois disso, você pode escolher sua decoração. De modo geral, aposte em louças finas, tecidos sofisticados e muitas flores. Para a iluminação, luzes quentes e pontuais não te deixam errar. Elas criam um clima acolhedor e intimista.

Imagem: As texturas e cores foram escolhidas para realçar com a madeira de lei da mesa. É uma forma de aproveitar o que se tem em casa para compor a decor. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

As texturas e cores foram escolhidas para realçar com a madeira de lei da mesa. É uma forma de aproveitar o que se tem em casa para compor a decor. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Para que tudo seja perfeito, é preciso ficar de olho em alguns detalhes no decorrer do evento. “O horário de servir o prato principal é muito importante, não atrase. O serviço de atendimento deve ser impecável, ou seja, você deve estar sempre atento se o convidado está solicitando algo. É importante também manter o som em um volume adequado”, explica Lia. Outro ponto que, igualmente, merece atenção são as bebidas e comidas. Tudo deve estar sempre na temperatura ideal, dependendo do que cada prato ou bebida propõe.

Imagem: Tudo combina com a decoração da casa. Aqui o aparador foi aproveitado para bebidas que podem ser servidas como aperitivo ou digestivas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Tudo combina com a decoração da casa. Aqui o aparador foi aproveitado para bebidas que podem ser servidas como aperitivo ou digestivas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Veja as nossas dicas para uma mesa posta muito elegante

Mas é claro que depois disso tudo a gente vai te ensinar a montar uma mesa elegante, sofisticada e muito estilosa. Fique atento aos detalhes e boa inspiração!

Imagem: O guardanapo escolhido tem a barra rendada e é em tom claro, neutro, mas aí temos o porta-guardanapos para dar o toque final. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

O guardanapo escolhido tem a barra rendada e é em tom claro, neutro, mas aí temos o porta-guardanapos para dar o toque final. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: As flores também são em tons claros e suaves, dessa forma é possível realçar os detalhes, especialmente os da louça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

As flores também são em tons claros e suaves, dessa forma é possível realçar os detalhes, especialmente os da louça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Trilho ao invés de toalha: a cor clara fica trabalhada na madeira escura da mesa. Esse detalhe engrandece toda a composição. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Trilho ao invés de toalha: a cor clara fica trabalhada na madeira escura da mesa. Esse detalhe engrandece toda a composição. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: As taças de cristal com haste e lapidação diferenciada trazem ainda mais requinte e sofisticação à mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

As taças de cristal com haste e lapidação diferenciada trazem ainda mais requinte e sofisticação à mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Uma maneira de aproveitar por completo o aparelho de jantar é utilizar os demais itens de forma inusitada. Aqui, o açucareiro virou um vaso, dando ainda mais charme à composição. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Uma maneira de aproveitar por completo o aparelho de jantar é utilizar os demais itens de forma inusitada. Aqui, o açucareiro virou um vaso, dando ainda mais charme à composição. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: A taça de sobremesa segue a mesma linha das louças, branca e filetada em ouro. Medida certa entre discrição e requinte. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A taça de sobremesa segue a mesma linha das louças, branca e filetada em ouro. Medida certa entre discrição e requinte. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Os antúrios bordôs criam pontos de cor na mesa, que contrastam com a neutralidade da decoração e com o azul da louça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Os antúrios bordôs criam pontos de cor na mesa, que contrastam com a neutralidade da decoração e com o azul da louça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Thábata Mattar Ferraz

Produção: Lia Pasold

Veja mais