Planejar e organizar eventos pode ser uma grande diversão! E o melhor é ver, no final, que tudo correu bem e a festa agradou a todos. Mas, existem alguns desafios para o organizador. Um deles é acertar na quantidade de comida por pessoa para deixar todo mundo satisfeito e evitar grandes desperdícios. Para ajudar você a organizar sua festinha sem faltar nada e sem excessos, preparamos algumas dicas muito importantes. Vem ver!

Quantidade de comida por pessoa numa festa com docinhos, salgadinhos e bolo:

  • Para uma festa somente com adultos calcule 10 salgados e 5 doces por pessoa.
  • Para uma festa infantil considere 7 salgadinhos e 5 docinhos por convidado.
  • Se tiver bolo, conte um pedaço grande para cada pessoa. Há sempre aqueles convidados que não comem e os que repetem. Você pode considerar que uma fatia de bolo grande possui cerca de 150 gramas. Assim, caso você compre o bolo por quilo, é só multiplicar.
Imagem: Não erre na quantidade de bolo por pessoa. Confira as dicas do Puxe uma Cadeira. E que tal esse jeito de servir um bolo bem diferenciado. Nas mãos da Claudia Pixu, uma xícara com um prato raso da coleção Coup Lusitana viraram um lindo suporte para bolos. Foto: Cacá Bratke.

Não erre na quantidade de bolo por pessoa. Confira as dicas do Puxe uma Cadeira. E que tal esse jeito de servir um bolo bem diferenciado. Nas mãos da Claudia Pixu, uma xícara com um prato raso da coleção Coup Lusitana viraram um lindo suporte para bolos. Foto: Cacá Bratke.

Quantidade de comida por pessoa numa festa com finger food:

  • Considere 15 unidades salgadas e 5 doces por pessoa.
Imagem: Veja as dicas do Puxe uma Cadeira para acertar a quantidade de comida por pessoa numa festa com finger food.

Veja as dicas do Puxe uma Cadeira para acertar a quantidade de comida por pessoa numa festa com finger food.

Jantar completo:

  • Nessa ocasião, cada convidado consome, em média, de 500 a 600 gramas conforme a divisão abaixo:

– 150 gramas na entrada (saladas, ceviches, entradas quentes, etc.);

– 350 gramas no prato principal  (200 gramas de proteína e 150 gramas de carboidrato);

– 150 gramas na sobremesa.

Imagem: Se a entrada do seu jantar completo for uma salada, calcule cerca de 150 gramas por convidado.

Se a entrada do seu jantar completo for uma salada, calcule cerca de 150 gramas por convidado.

Quantidade de carne por pessoa num churrasco:

  • Se você servir três tipos de carne no churrasco calcule 100 gramas de linguiça, 200 gramas de costela de porco e 100 gramas de picanha – por exemplo, totalizando 400 gramas por pessoa.
  • Se houver crianças entre os convidados acrescente ao cardápio acompanhamentos, como maionese de batata, arroz, pão, etc.
Imagem: O Puxe uma Cadeira dá a dica da quantidade de proteína por pessoa se você servir, por exemplo, até três tipos de carne no seu churrasco. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

O Puxe uma Cadeira dá a dica da quantidade de proteína por pessoa se você servir, por exemplo, até três tipos de carne no seu churrasco. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Assim fica fácil, né?

Veja mais