Que as taças de cristal Strauss são essenciais para montar uma mesa chique e refinada, todo mundo sabe. Mas será que você faz ideia do trabalho envolvido para que essas peças possam, literalmente, brilhar e tilintar na hora do brinde?

Imagem: Sofisticação imbatível no trio de taças de cristal overlay Strauss. Foto: Camila D'Orazio.

Sofisticação imbatível no trio de taças de cristal overlay Strauss. Foto: Camila D’Orazio.

 

Imagine uma fábrica ultra moderna, com equipamentos de última geração. Agora jogue fora essa imagem. Ela nada tem a ver com a produção do cristal, que é totalmente artesanal!

 

E aqui fazemos um parêntesis: o material que chamamos cristal, neste caso, não é o mineral encontrado na natureza, como o quartzo. É um tipo de vidro com qualidade superior, grande transparência, beleza e durabilidade, manufaturado à partir de areia sílica e óxido de chumbo. Sigamos, para entender um pouco mais sobre esse processo fascinante, feito com técnicas e materiais que datam de séculos atrás.

 

Depois da areia e do chumbo serem cozidos numa enorme panela a 1400 graus, artesãos experientes retiram pedaços de cristal incandescente com uma pequena cânula de metal. O cristal então é soprado para ganhar a forma de bojo. Recebe a haste e o pé. Depois de moldado, é polido, lavado e lapidado a mão. Todo o processo é altamente especializado. Cada funcionário cuida de uma etapa da produção, de acordo com sua expertise.

Imagem: Aposte numa composição harmoniosa e incomum. Escolha taças de cristal Strauss em vários tons de verde, com lapidações diferentes. Foto: Camila D'Orazio.

Aposte numa composição harmoniosa e incomum. Escolha taças de cristal Strauss em vários tons de verde, com lapidações diferentes. Foto: Camila D’Orazio.

 

Para você ter uma ideia, são necessários pelo menos 5 anos de treinamento para que um aprendiz se torne um vidreiro completo. Alguém capaz de conhecer todos os segredos da transformação de uma bola incandescente numa taça perfeitamente transparente, com forma impecável, durável e sem bolhas.

 

Se a peça for de cristal colorido, conhecido como overlay, o trabalho é ainda mais elaborado. Para confeccionar uma taça ovelay são necessárias duas camadas de cristal, uma transparente e outra colorida. Unir as duas com uniformidade e beleza, é uma arte única. Vem ver no vídeo!

 

Algumas lapidações podem demorar 40 minutos para serem executadas. E alguns modelos de taças podem levar até 6 horas para passar pelo processo todo de fabricação. Então, em seu próximo brinde, levante a taça ao time de artesãos da Strauss que cria verdadeiras obras de arte de cristal!

Veja mais