Organizar um jantar formal com colegas de trabalho, incluindo o chefe, pode ser uma ótima maneira de aprofundar o relacionamento com a equipe, ou simplesmente celebrar algum acontecimento importante na empresa. Para que ele seja um sucesso, é preciso se organizar com antecedência. Mas não se preocupe, vamos dar todas as dicas para você arrasar como anfitriã!

Imagem: Inspire-se com a nossa linda mesa posta e arrase no jantar formal com colegas de trabalho. Foto: Elisa Correa.

Inspire-se com a nossa linda mesa posta e arrase no jantar formal com colegas de trabalho. Foto: Elisa Correa.

 

Vivemos na era da comunicação instantânea e dos encontros rápidos. Muitas vezes, mal temos tempo para tomar um cafezinho com nossos colegas. Por isso, passar algumas horas com eles, em torno de uma mesa bem posta, com boa comida e bebida, pode ser uma ótima maneira de sair da superficialidade, estreitar laços e estabelecer conexões mais significativas. Vem com a gente!

Data e hora

Um jantar com quem trabalha conosco é um evento mais formal do que um almoço entre amigos ou familiares, certo? O primeiro passo, então, é definir o dia e horário antecipadamente, pois as pessoas podem ter outros compromissos importantes. Consulte-as com antecedência de algumas semanas, para definir uma data viável para todos os envolvidos. Se vocês não trabalham no final de semana, marcar o jantar para uma sexta-feira pode ser uma ótima ideia. Quanto ao horário, leve em conta que um jantar formal dura entre 2 e 3 horas. Calcule o tempo para que as pessoas não precisem sair correndo do trabalho e possam desfrutar de todo o evento com tranquilidade.

Mesa posta para o jantar formal

Este é momento de usar a melhor porcelana, as taças de cristal mais elegantes, os talheres mais bonitos. Como a ocasião pede alguma formalidade, definimos uma gama de cores clássicas: branco, prata e um toque de dourado. Também vamos usar um tom chamado greige (termo em inglês que une as palavras “beige” e “grey”, ou seja, bege e cinza) nas roupas de mesa.

Para provar que o refinamento pode ser contemporâneo, escolhemos pratos do aparelho de jantar Nara Rendado, da Oxford Porcelanas. Além do formato quadrado, pouco convencional, o jogo tem um delicado filete dourado e um desenho rendado branco, na borda dos pratos (para ver este detalhe, que é super sutil, você pode acessar o site).

Imagem: Com pratos quadrados, enfeitados com filete dourado, a mesa do jantar formal ganha sofisticação e modernidade. Foto: Elisa Correa.

Com pratos de porcelana quadrados, enfeitados com filete dourado, a mesa do jantar formal ganha sofisticação e modernidade. O jogo americano e os guardanapos são da Artenamesa. Foto: Elisa Correa.

 

Seguindo essa ideia da renda, os jogos americanos de linho greige (bege acinzentado) têm o contorno bordado em branco. E para dar um toque especial aos guardanapos (que são lisos, para a mesa não ficar rebuscada demais), colocamos duas flores sobre cada um deles, em posições opostas.

Imagem: Para brindar em grande estilo, sugerimos as charmosíssimas taças de cristal da coleção Classic 250, da Oxford Crystal. Cada uma delas tem hastes com detalhes diferentes, inspirados na arquitetura paulistana. Foto: Elisa Correa.

Para brindar em grande estilo, sugerimos as charmosíssimas taças de cristal da coleção Classic 250, da Oxford Crystal. Cada uma delas tem hastes com detalhes diferentes, inspirados na arquitetura paulistana. Foto: Elisa Correa.

Marcador de lugar

Como as regras de etiqueta dizem que se deve usar marcadores de lugar sempre que houver mais de seis pessoas à mesa (e adoramos esse adereço!), vamos pensar em qual a melhor maneira de acomodar os convidados. Para começar, é bom lembrar que, num jantar formal, o convidado(a) de honra deve se sentar à direita do anfitrião(ã). Ele  pode ser o chefe, ou alguém da equipe que esteja sendo homenageado. Além disso, o anfitrião e a anfitriã nunca se sentam juntos, mas sim em lados opostos da mesa. Leve em conta que, em geral, costuma-se intercalar homens e mulheres. Mas o componente mais importante, ao definir onde cada um vai se sentar, é o bom senso. Pessoas com interesses em comum, ainda que não se conheçam, podem ficar próximas. A ideia, afinal, é criar uma atmosfera harmônica, em que as conversas possam fluir bem.

Imagem: O marcador de lugar, de prata, exibe um pequeno cartão com caligrafia caprichada. Um luxo! Foto: Elisa Correa.

O marcador de lugar, de prata, exibe um pequeno cartão com caligrafia caprichada. Um luxo! Foto: Elisa Correa.

Arranjo à prova de erro

No centro da mesa, o arranjo é do tipo chique, fácil de fazer e infalível. Disponha alguns vasos de vidro, de tamanhos variados, com uma seleção de flores brancas, sortidas. Escolha as mais bonitas que encontrar: lírios, mini rosas, lisianthus, frésias, margaridinhas, gipsofilas (mosquitinhos), etc. As nossas flores vieram da Mimo em Flor. Tome cuidado para que a altura dos arranjos não bloqueie a visão dos convidados. Em meio aos vasos, posicione castiçais de prata de modelos diferentes, com velas brancas. Voilá le glamour!

Imagem: Glamour à prova de erro: castiçais de prata, com velas brancas, ficam em meio a pequenos arranjos de flores, também brancas. Foto: Elisa Correa.

Glamour à prova de erro: castiçais de prata, com velas brancas, ficam em meio a pequenos arranjos de flores, também brancas. Foto: Elisa Correa.

Descanso de talheres

O descanso de talheres é um acessório bonito e útil que pode ser usado quando há serviço de bufê. Assim, os convidados podem deixar os talheres apoiados, sem sujar a toalha, ao levantar para se servir. Durante a refeição, no entanto, quando há pausas entre garfadas, os talheres devem ser apoiados no prato e não no descanso de talher. Ao montar a mesa, atente para o local correto para colocá-lo: do lado direito, entre as facas e as taças.

Imagem: O requinte dos materiais e o design impecável são elementos-chave desta mesa posta para um jantar elegante. Foto: Elisa Correa.

O requinte dos materiais e o design impecável são elementos-chave desta mesa posta para um jantar elegante. Foto: Elisa Correa.

 

Acima, você pode ver a disposição perfeita de todos os elementos do jantar. Mas, se tiver alguma dúvida sobre a posição dos copos, talheres, pratinho de pão e etc., não deixe de conferir o post que fizemos especialmente sobre isso, Como montar uma mesa clássica.

 

Fala a verdade, a mesa ficou espetacular e nem foi difícil de arrumar! Depois disso, achamos que você merece, pelo menos, uma promoção: anfitriã do ano!

 

Realização: Lucila Turqueto, do blog Casa de Valentina 

Fotos: Elisa Correa 

Flores: Mimo em Flor 

Jogos americanos e guardanapos: Artenamesa

Veja mais