A ardósia é uma pedra natural brasileira que já foi muito utilizada na construção civil. Há algum tempo, voltou a ser tendência e está cada vez mais presente na arquitetura e na decoração.

 

Ela é uma rocha metamórfica formada pela transformação de argila através pressão e temperatura. O seu uso é recorrente na história da humanidade, tanto na construção civil quanto na decoração. Inicialmente a pedra era utilizada como quadro negro ou como base para anotações, desenhos e símbolos. Um material tão versátil pode estar presente em vários pontos da casa, criando desde ambientes rústicos até ambientes minimalistas. Vamos conhecer abaixo quais as cores e acabamentos, quais as aplicações e como cuidar da sua pedra.

Acabamentos e cores

ardósia pode ser encontrada em diversos formados, desde placas grandes até pequenos pedriscos. No seu estado natural, é comumente uma pedra com tonalidade verde acinzentada, mas ela também pode ser encontrada na natureza nas cores ferrugem, preto, verde, grafite e roxo acinzentado.

 

Os acabamentos mais comuns são:

  • Polido: polimento em máquina, mais utilizado para revestimentos internos – tanto piso quanto paredes e louças.
  • Escovado: a pedra passa por um processo de escovação com escovas de aço. Esse acabamento é utilizado em áreas externas, escadas e soleiras de janelas.
  • Lixado: é o tipo de acabamento mais bruto, utilizado para finalizar esculturas.

Piso

Assim como toda pedra, o piso de ardósia pode deixar o ambiente mais fresquinho no verão e ainda mais frio no inverno. Por isso, é indicado apenas para áreas comuns como salas, cozinhas e churrasqueiras, mas não para quartos e salas íntimas. Apesar de ter uma fama de ser difícil de limpar, quando polida a ardósia é um material de fácil manutenção.

Imagem: Piso de ardósia em cozinha contemporânea.

Piso de ardósia em cozinha contemporânea.

Revestimento

Além de piso, a ardósia pode ser aplicada na parede como revestimento, substituindo mármores ou revestimentos cerâmicos. Por ser um material barato, pode ser uma ótima maneira de ter um revestimento 3D sem um alto investimento.

Imagem: Revestimento de ardósia com efeito 3D.

Revestimento de ardósia com efeito 3D.

Quadro negro

Como já comentamos, todos os quadros negros eram feitos de ardósia antigamente. Ter quadro negro em casa está muito em alta e pode facilitar o dia a dia de uma família organizando listas de compras, horários, etc. Além disso, deixa o ambiente bem mais descontraído e lúdico.

 

É possível utilizar a ardósia de duas maneiras para criar esse efeito de quadro negro. A primeira, e que pode dar um pouco mais de trabalho, é revestindo uma parede de placas da pedra polida polida. A segunda maneira, e mais simples, é fazendo uma composição com vários quadros menores.

Imagem: Quadro negro de pedra ardósia.

Quadro negro de pedra ardósia.

Tábuas de ardósia

Há algum tempo, a ardósia invadiu o universo da mesa posta. As tábuas, por serem pretas, destacam a cor dos alimentos através de um contraste incrível, que deixa tudo mais apetitoso visualmente. Além disso, é possível escrever na tábua o que está sendo servido, dando um charme para a mesa.

Imagem: Linha de tábuas de ardósia da Oxford. As peças já podem ser encontradas em revendedores por todo o país.

Linha de tábuas de ardósia da Oxford. As peças já podem ser encontradas em revendedores por todo o país.

Cuidados

Muitos acham que o enceramento do piso e revestimento de ardósia é a melhor maneira de mantê-lo conservado. Entretanto, o enceramento em excesso e com produtos não específicos pode alterar a tonalidade da pedra, deixando ela mais escura. Além disso, a camada grossa de cera facilita que a sujeira grude. O ideal é limpar o piso com detergente de alta abrasão, específico para limpeza de revestimentos, e depois encerar com cera para ardósia.

 

No caso das tábuas de servir, o ideal é lavar apenas com detergente neutro, sem utilizar esponja de aço, apenas esponja macia. É importante também nunca deixar a pedra de molho e tentar sempre lavar e secar sem seguida, evitando que absorva muita água e fique úmida.

 

Assim como a ardósia, o mármore também invadiu nossas casas, tanto na arquitetura, quanto na decoração. Para conhecer um pouco mais sobre essa outra pedra natural, não deixe de conferir nosso post sobre como escolher e cuidar de superfícies marmorizadas.

Veja mais