Poucas coisas dão mais prazer do que reunir a família em torno de um almoço ao ar livre, preparado com carinho e cheio de detalhes encantadores, como aqueles que vemos em matérias de decoração. E como o Dia das Mães está chegando, vamos mostrar, aqui, como é fácil arrumar a mesa para esta refeição especial. Com criatividade e algumas dicas espertas, dá para conseguir um resultado harmonioso, com requinte e despretensão.

 

Para começar, elegemos uma cartela de cores para harmonizar o ambiente do almoço: tons suaves de amarelo e rosa, combinados a grafismos em azul cobalto e branco, com um toque de dourado. Ao invés de usar uma toalha, optamos por um caminho de mesa para deixar a mesa mais aconchegante.

Imagem: Aparelho de jantar Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Taças de cristal para vinho branco Venezia Star da Oxford Crystal. Caminho de mesa Villa Pano; guardanapo de lese Fio & Co; cadeiras Santa Festa. Foto: Cacá Bratke.

Aparelho de jantar Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Taças de cristal para vinho branco Venezia Star da Oxford Crystal. Caminho de mesa Villa Pano; guardanapo de lese Fio & Co; cadeiras Santa Festa. Foto: Cacá Bratke.

 

Repare como os guardanapos de tecido amarelo remetem aos tons de dourado das bordas dos pratos de porcelana, e até mesmo ao vinho servido em belas taças de cristal.

Imagem: Taças de cristal para vinho branco Venezia Star da Oxford Crystal ganham destaque na mesa. Guardanapo amarelo da Villa Pano. Foto: Cacá Bratke.

Taças de cristal para vinho branco Venezia Star da Oxford Crystal ganham destaque na mesa. Guardanapo amarelo da Villa Pano. Foto: Cacá Bratke.

Afetividade e invenção no almoço ao ar livre

Pequenos arranjos de flores, que normalmente ficam em vasos, foram posicionados em xícaras com grafismos de azulejos portugueses. Para marcar o lugar da principal convidada, coloque uma foto dos filhos no arranjo de flores. É emoção na certa! Note que a alça da xícara foi usada como anel de guardanapo.

Imagem: Aparelho de jantar Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Taças de cristal Venezia Star da Oxford Crystal. Guardanapo de lese Fio & Co. Foto: Cacá Bratke.

Aparelho de jantar Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Taças de cristal Venezia Star da Oxford Crystal. Guardanapo de lese Fio & Co. Foto: Cacá Bratke.

 

As mesmas flores que estão na mesa de almoço ao ar livre, em tons de branco, amarelo e rosa, aparecem em bules e xícaras de tamanhos e alturas variadas, em um outro ponto da casa, como um aparador ou mesa de apoio. Pratinhos empilhados ajudam a dar movimento à composição.

Imagem: Arranjos de flores feitos com bule, leiteiras e xícara de porcelana. Tudo da coleção Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

Arranjos de flores feitos com bule, leiteiras e xícara de porcelana. Tudo da coleção Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

 

Até o bolo acompanha a cartela de cores da comemoração! Para acomodá-lo, improvise um prato de bolo com pé. Coloque uma fita banana na parte de baixo do açucareiro e cole um prato raso. Fica firme e depois é fácil para desfazer.

Imagem: O nosso lindo bolo foi feito pela Camila Dutra, da Feito com Amor. Mesa e cadeira da Santa Festa. Pratos e açucareiro Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

O nosso lindo bolo foi feito pela Camila Dutra, da Feito com Amor. Mesa e cadeira da Santa Festa. Pratos e açucareiro Coup Lusitana da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

 

Na hora do café, use um prato como bandeja e uma xícara como porta adoçante. O açucareiro fica gracioso com o açúcar em cubinhos.

Imagem: Xícaras e pires da coleção Coup Lusitana e travessa da coleção Flamingo Op Art, peças da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

Xícaras e pires da coleção Coup Lusitana e travessa da coleção Flamingo Op Art, peças da Oxford Porcelanas. Foto: Cacá Bratke.

 

Um charme extra: uma folhinha para colocar o cubo de açúcar em cima.

Imagem: A folha com o cubo de açúcar é um detalhe cheio de charme e que faz a diferença na hora de servir o café. Foto: Cacá Bratke.

A folha com o cubo de açúcar é um detalhe cheio de charme e que faz a diferença na hora de servir o café. Foto: Cacá Bratke.

 

Para enfeitar ainda mais a mesa, pendure um coração nas costas de cada cadeira e arremate com um belo laço de fita. Seus convidados vão se sentir acolhidos e especiais.

Imagem: Os corações de madeira Villa Pano são lindos enfeites para as cadeiras da Santa Festa. Foto: Cacá Bratke.

Os corações de madeira Villa Pano são lindos enfeites para as cadeiras da Santa Festa. Foto: Cacá Bratke.

 

Feito com rosas, o arranjo em forma de coração reforça a temática afetiva do evento. Para complementar, tigelas e xícaras são decorados com musgo. Tem como não amar?

Imagem: Um arranjo de flores completa a decoração. Foto: Cacá Bratke.

Um arranjo de flores completa a decoração. Foto: Cacá Bratke.

 

O Dia das Mães é uma data perfeita para montar um almoço ao ar livre pois acontece no outono, quando temos dias amenos de sol e pouca chuva, mas você pode repetir a experiência sempre que tiver vontade. Combinado?

 

Texto: Biti Averbach
Realização: Cláudia Pixu

Veja mais