Vem dos ideais do zen budismo japonês, a filosofia wabi-sabi que valoriza a beleza do imperfeito, as marcas do tempo nos objetos, as formas da natureza e a transitoriedade da vida. De acordo com o conceito wabi-sabi, as marcas de uso e as imperfeições, encontradas nos utensílios que nos cercam, não são falhas, mas sim, o registro de vivências e histórias. É como se essas cicatrizes guardassem a memória do que foi vivido. Não é poético?

 

Sintonizada nessa tendência, a Oxford acaba de lançar a linha Ryo (pronuncia-se riô) de aparelhos de jantar. Em japonês, a palavra Ryo quer dizer excelente. Mas neste caso, é uma excelência que busca o belo com um olhar generoso, que enxerga a beleza do imperfeito nas formas orgânicas e sinuosas da porcelana.

 

Confira, abaixo, os lançamentos!

Imagem: Na coleção Ryo Ink, da linha Oxford Porcelanas, as pinceladas de tinta preta, e os formatos irregulares dos pratos, remetem à filosofia wabi-sabi que valoriza a beleza do imperfeito.

Na coleção Ryo Ink, da linha Oxford Porcelanas, as pinceladas de tinta preta, e os formatos irregulares dos pratos, remetem à filosofia wabi-sabi que valoriza a beleza do imperfeito.

 

Imagem: O simpático Galo de Barcelos, símbolo português da sorte, enfeita o jogo de jantar Ryo Barcelos, da linha Oxford Porcelanas. Os tons terrosos estão de acordo com o conceito wabi-sabi de valorização da natureza.

O simpático Galo de Barcelos, símbolo português da sorte, enfeita o jogo de jantar Ryo Barcelos, da linha Oxford Porcelanas. Os tons terrosos estão de acordo com o conceito wabi-sabi de valorização da natureza.

 

Imagem: E para provar que a simplicidade pode ser extremamente sofisticada, confira essa mesa posta feita pela Lucila, do site Casa de Valentina, com a linha Ryo White, da linha Oxford Porcelanas. Os talheres, sousplats e porta-guardanapos são da St. James. Guardanapos e jogos americanos Artenamesa. Foto: Carolina Prieto.

E para provar que a simplicidade pode ser extremamente sofisticada, confira essa mesa posta feita pela Lucila, do site Casa de Valentina, com a linha Ryo White, da linha Oxford Porcelanas. Os talheres, sousplats e porta-guardanapos são da St. James. Guardanapos e jogos americanos Artenamesa. Foto: Carolina Prieto.

Buscando a beleza do imperfeito na arquitetura e decoração

No mundo tecnológico em que vivemos, focado na alta performance e na busca incessante da perfeição, o conceito wabi-sabi oferece até mesmo certo alívio. E convida à reflexão de que a beleza real só pode vir através da experiência, do aprendizado, e da passagem do tempo.

 

Fazem parte das características estéticas do conceito wabi-sabi:

  • valorização da natureza
  • busca pela simplicidade
  • formas orgânicas
  • texturas naturais
  • marcas do tempo nos materiais
  • tons neutros ou terrosos
  • contemplação da natureza
Veja mais